quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Modelo de anamnese para dificuldades de aprendizagem

Segue o modelo de anamnese para investigar as dificuldades de aprendizagem.







ANAMNESE PSICOPEDAGÓGICA


Data: ___ /___ /___ .

Identificação
Nome: _________________________________________________
Data de Nascimento:___ /___ / ___ Idade: __________
Naturalidade:___________________________
Nacionalidade: _________________________
Sexo: ___________________
Endereço: __________________________________________________________
Bairro: ______________________Cidade:____________________ UF: ____
Telefone: _________________________________
Grau de Instrução:___________________________
Religião: __________________________________________

Filiação:
Pai: _____________________________________________________
Grau de Instrução:_________________________________________
Profissão: ________________________________________________
Mãe: ____________________________________________________
Grau de Instrução:_________________________________________
Profissão: ________________________________________________
Telefone: ____________
Informante: _______________________________

Motivo da consulta:

Queixa:






Época do aparecimento do problema: __________________________

Encaminhado por: _____________________________________
Antecedentes Pessoais:
Ordem de nascimento: ______________________________________

Concepção
Idade dos pais na época: Mãe_____ Pai _____
Tipo Rh: Mãe_______ Pai_______ Criança_______
Número de gestações anteriores: _________
Abortos? _______ Naturais:_______ Provocados: _______

Gestação
A gravidez foi desejada por ambos? Sim ( ) Não ( ) _____________________________ Fez tratamento pré-natal? Sim ( ) Não ( ) Onde? _______________________________ Sofreu acidentes, quedas? Sim ( ) Não ( ) _________________________
Sofreu algum tipo de cirurgia? Sim ( ) Não ( ) Qual? ________________________
Teve doença na gestação? Sim ( ) Não ( ) Qual? _________________________
Tomou alguma medicação? Sim ( ) Não ( ) Qual? _________________________ Enjôo? Sim ( ) Não ( )
Rubéola, toxoplasmose ou sífilis? ______________________________
Exposição a RX? Sim ( ) Não ( )
Condições psicológicas durante a gravidez:







Parto
Local: Casa: ________________ Maternidade: ________________________

Parto:
( ) a termo
( ) pós-termo _____________
( ) prematuro:____________
( ) nasceu esbranquiçado
( ) cianótico
( ) incubadora - quanto tempo ________________
( ) normal
( ) cesariana ( ) prevista ( ) secundária
( ) fórceps
Condições da criança:
chorou logo ao nascer? ( ) Sim ( ) Não
tomou algum medicamento? ( ) Sim ( ) Não ( ) não sabe informar peso ____________ comprimento________________
Teve icterícia? ( ) Sim ( ) Não

Alimentação
Mamou no seio? ( ) Sim ( ) Não Por que? ____________________________________

Se mamou, até quando? _______________________________________________
Mamadeira? Até quando? ______________________________________________
Tipo de bico __________________ Tipo de furo _______________________ Aceitou bem a alimentação paotsa? ( ) Sim ( ) Não
Aceitou bem a alimentação sólida? ( ) Sim ( ) Não
Usa copo? Sim ( ) Não ( )
Alimentação atual (tipo, apetite, posição, mastigação):



História Patológica Pregressa
Retardo mental, diabetes, síndromes, doenças nervosas, epilepsia










Doenças da infância
( ) Sarampo: _____________________
( ) Catapora: _____________________
( ) Caxumba: _____________________
( ) Rubéola: _____________________
( ) Coqueluche: _____________________
( ) Meningite: _____________________
( ) Desidratação grave _____________________
( ) Complicação com alguma vacina Qual? _____________________ edad:
( ) Otite: _____________________
( ) Adenóides: _____________________
( ) Amigdalites: _____________________
( ) Alergias: _____________________
( ) Acidentes: _____________________
( ) Internações: _____________________
( ) Cirurgias Tipo:_____________________ Idade: _____
( ) Convulsões Idade: _____________________
( ) Febre ( ) Freqüentes ( ) Controlada
( ) Quedas e traumatismos Como, tipo, quando:



Sono
( ) Tranqüilo
( ) Agitado
( ) Range dentes
( ) Terror noturno
( ) Sonambulismo
( ) Soniloquismo
( ) Dorme de boca aberta
( ) Enurese
( ) Dorme sozinho
( ) Dorme com alguém Com quem? _________
Até quando dormiu no quarto com os pais? _____________ Qual a atitude tomada para separ-lo?



Reação:




                                                                                                                                                                                                                                          







( ) Hábitos especiais (presença de alguém, chupeta, brinquedos, embalo, etc.)



Desenvolvimento psicomotor
Com que idade sustentou a cabeça? _____
Com que idade sento-se? (0,6) Com que idade engatinhou? (0,6) _____
Forma de engatinhar: ___________________________________________ Com que idade começou a andar? (1) ______________
Cai muito? _____________________________________________________
Deixa cair as coisas? ____________________________________________
Esbarra nos outros constantemente? _______________________________
Baba? ___________________________________
Dominância manual:________________
Foi forçado a usar uma mão específica? __________________________________
Apresenta alguma dificuldade?___________ Qual? __________________________
Desenvolvimento da linguagem
Balbucios: ___________
Primeiras palavras:____________________ Primeiras frases: ____________________
Apresentou problema de fala?__________ Quais? _____________________________
Compreende ordens? ________________________________________
Presença de bilingüismo em casa? ________________________________________
Como a criança se comunica? ________________________________________
Apresenta estereotipias? ___________________________ _________
Possui escrita? _____________ Como é?

Escolaridade
Com que idade entrou na escola? ___________Tipo: ____________________ Adaptou-se bem? ( ) Sim ( ) Não Obs.:


Método de alfabetização: ________________________________________
Escola atual: __________________________________________________
Série e turno: ________________________________________________

Dificuldade para:







( ) Ler ______________________________
( ) Escrever ______________________________
( ) Coordenação motora ______________________________
( ) Contar ______________________________
( ) Calcular ______________________________
( ) Esquece o que aprende ______________________________
( ) Troca letras na escrita ou na leitura ______________________________
( ) Letra ilegível ______________________________
( ) Reprovação Quantas? _______________________
( ) Atenção ______________________________
( ) Concentração ______________________________
Mudou de escola? ______________________________
Conhece:
( ) Cores ______________________________
( ) Números ______________________________
( ) Dinheiro ______________________________
( ) Letras ______________________________
Sabe recortar? ______________________________
Apresenta tiques? ______________________________
Como pega o lápis? ______________________________
Escreve muito forte ou muito fraco? ______________________________

Atividades extracurriculares:
Obs.: ___________________________________________________________________

Comportamento
Humor habitual ________________
Prefere brincar sozinho ou em grupos? ______________________________
Estranha mudanças de ambiente? ______________________________ Adapta-se facilmente ao meio? ______________________________ Tem horários? ______________________________
É líder? ______________________________
Aceita bem as ordens? ______________________________







Pratica esportes? ______________________________
Apresenta agressividade, apatia ou teimosia? ______________________________
Independência
Come, vest-se, toma banho sozinho?



Visão
Algum problema? Sim ( ) Não ( ) _________________________________
Usa óculos? Sim ( ) Nã( ) Desde quando? ______________________________ Cirurgia? Sim ( ) Não ( ) Qual? ______________________________
Audição
Normal? Sim ( ) Não ( )
Obs.: ____________________________________________________________________



Hábitos __________________________________________________________________



Relacionamento
Como é a relação com os pais? ____
Como é a relação com os irmãos? _____________________________________
Comportamento emocional: _____________________________________
Relaciona-se com outras crianças? _____________________________________ Tem amigos? _ ___________________________________
Como é a relação com professores e colegas? ________________________________
Como é o ambiente familiar? _____________________________________







Outros

Como a família vê o problema?




Expectativas?




Como o casal age em função da criança?





Análise da Entrevista








Impressão Diagnóstica








Encaminhamento para setores ou solicitações de exames



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Então aproveite a assista ao vídeos com algumas dicas para montar um consultório.





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