segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Leandro Karnal "Uma educação significativa parte do paradigma do aluno, mas constrói outro paradigma"

“As humanidades são um eixo formador e a Filosofia, em particular, que é a primeira área organizada de pensamento humano, deveria ser o primeiro eixo formador de toda a educação; não há educação sem princípios filosóficos”, afirma o historiador.

Entrevista completa AQUI.

A cultura brasileira refletida na política e na educação, a qual pode ser avaliada a partir da história do nosso país, é o fio condutor que permeia as reflexões de Leandro Karnal em sua entrevista à IHU On-Line, concedida pessoalmente, por ocasião de sua participação na Aula Inaugural das Licenciaturas, na Unisinos.

A situação que toma como exemplo para explicar sua afirmação é um caso recorrente nas salas de aula: “No primeiro dia de aula, os alunos entram em delírio e se incendeiam com um tema; no segundo dia de aula, o mesmo tema já não causa a mesma reação. A partir do terceiro, quarto dia, em que eles têm que ler e passar de um patamar a outro, atravessar aquele ponto que marca as diferentes fases do conhecimento, aí é mais complicado. E funciona assim nossa política: grandes acontecimentos e depois a diminuição”.

Antes de falar para aproximadamente mil alunos dos cursos de licenciatura da Unisinos que assistiram à sua palestra sobre por que continuar a ser professor, Karnal expos à IHU On-Line algumas de suas preocupações com os rumos da educação no país no sentido de superar o analfabetismo, o analfabetismo funcional, e de como elaborar um projeto educional que leve em conta a formação completa e integral de um aluno. Entre os desafios postos para alcançar esses objetivos, pergunta: “Como captar, para dar aula, profissionais que pertençam à elite intelectual e não alguém de baixo desempenho acadêmico?” Na avaliação dele, “quase todos os professores que lecionam, com raras exceções, não estão conseguindo transmitir aos alunos o entusiasmo, a alegria e a vontade de conhecer”.

Entre os “dramas do magistério”, Karnal chama atenção para “a falta de verificação no mundo intelectual das licenciaturas, a falta de feedback, a falta de retorno”, que faz com que os “erros” cometidos pelos professores só apareçam mais tarde. “Um professor, quando erra, só terá seu erro percebido lá na frente, o que torna o magistério menos possível de ser punido imediatamente pelos seus equívocos. O erro do professor irá aparecer mais tarde, quando pego um aluno no doutorado e ele não sabe colocar crase. Significa que lá na antiga 5ª série ou no 6º ano alguém falhou. Esta falha foi sendo levada até o aluno chegar na ponta da pirâmide e eu constatar que um aluno, aos 30 anos, fazendo doutorado, põe crase diante de ‘a ele’ ou diante de verbo”, frisa.
Um projeto educacional eficiente, pontua, deve levar em conta uma proposta de “pensar no Brasil para daqui a 50 anos”. E enfatiza: “Empenhando tudo neste momento, nós poderíamos imaginar, em 2050, uma pátria com uma educação mínima e garantida”.


Leandro Karnal é graduado em História pela Unisinos, com doutorado em História Social pela USP. Trabalha há muitos anos com capacitações para professores da rede pública e publicação de material didático e de apoio para os professores. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, membro de corpo editorial da Revista Brasileira de História e da Revista Poder & Cultura. Entre suas publicações, destacamos A Escrita da Memória - Interpretações e Análises Documentais (São Paulo: Instituto Cultural Banco Santos, 2004) e Cronistas da América (Campinas: Unicamp, 2004).


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Sugerimos que assista ao vídeo onde tratamos do conceito de família com a animação Procurando Dory.

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