quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Atividades para trabalhar disgrafia

Olá Psicos!

Hoje eu trago algumas sugestões e atividades para trabalhar disgrafia.
A maioria das atividades dos links estão em espanhol, mas é bem tranquilo de entender o que se deve fazer. 


Sugiro que essas atividades sejam intercaladas com alguma atividade lúdica para não cansar a criança.

No momento, tenho três pacientes disgráficos, todos os três mostraram melhora com as atividades que vou sugerir aqui. Vale lembrar que o nosso objetivo não é deixar a letra perfeita, mas fazer com que ela fique legível. 

Algumas sugestões...

1) Adaptador de lápis
Eu comprei adaptadores que ajudam a criança a segurar de forma correta no lápis. Eles são muito úteis. Muitas vezes a forma de segurar o lápis atrapalha a criança a escrever.
Segue o link da casa do fonoaudiólogo, comprei os meus lá e foi bem barato. Link Aqui

OBS: Não aconselho que os adaptadores sejam utilizados na escola, é melhor que a criança se acostume a eles em casa. 


2) Caminho com botões ou moedas
Gosto de fazer essa atividade para treinar a coordenação motora. Eu espalho as moedas ou os botões sobre a mesa, fazendo uma espécie de trilha e peço para a criança percorrer essa trilha utilizando o dedo e um outro botão ou moeda, tentando não esbarrar nas demais.

3) Refinando a pintura
Crianças no geral gostam de pintar. Então eu começo com desenhos maiores, sempre estimulando que elas respeitem os traços do desenho e o limite das linhas para não borrar, depois vou diminuindo o tamanho do desenho e dos traços.

4) Atividades para praticar  
Agora as atividades que vocês podem imprimir e fazer com a criança. São bem interessantes e repetitivas, mas ainda acho melhor do que o caderno de caligrafia.








Boa sorte e sucesso!

Um comentário:

  1. Obrigada por compartilhar esse rico material, com certeza irá me ajudar muito.
    Abraços!
    Deisi

    ResponderExcluir

LinkWithin