sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Sob um olhar psicopedagógico #05 - Os Delírios de Lauren Oliver

Oi meu amores!

O sob um olhar psicopedagógico de hoje vai ser um pouco diferente.

Não falaremos de um personagem, mas sim da distopia criada pela autora Lauren Oliver.


Essa história é contada em 3 livros.




Em uma sociedade onde o amor é considerado uma doença e somente uma cirurgia sofrida aos 18 anos pode trazer a cura para esse mal, como ficam as questões da afetividade?

A intenção do post não é contar a história da trilogia, mas sim trazer o questionamento sobre esse universo tão diferente criado pela Oliver.

Quando eles retiram a capacidade do ser humano de amar, não estão apenas refreando os sentimentos no sentido romântico da coisa, mas também o afeto em toda sua plenitude.

Como seria se os pais não amassem seus filhos? Se as pessoas não amassem os animais, as plantas e todos os tipos de coisas?

O interessante é que um sentimento que sempre prevalece nessa história é o medo.

Um sistema onde as massas são manipuladas e as classes sociais mantidas meticulosamente, onde as pessoas são pareadas de acordo com suas posses. Interessante, não?

E como essas questões de afetividade influenciam no desenvolvimento acadêmico do ser humano?

Quem nunca sofreu por amor e tirou uma nota baixa ou fez uma besteira por não estar pensando direito?
Falamos sobre tudo isso e um pouco mais no vídeo. Espero que gostem e se não puder assistir o vídeo, quais seriam suas respostas para essas perguntas?

OBS: Eu não gosto dos personagens dessa história, nem sou muito fã da escrita da autora, mas achei sensacional a distopia que ela criou.

SE VOCÊ GOSTA DOS NOSSOS VÍDEOS, NÃO SE ESQUEÇA DE SE INSCREVER NO NOSSO CANAL! ACESSE - > Diário de uma psicopedagoga.


23 comentários:

  1. Oi....

    sabe, eu tenho muito curiosidade para ler essa obra! Nunca li nem as resenhas, eu não sabia nem que se tratava de distopia até pouco tempo, pelo nome eu achava que era romance ou algo assim...

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Mari, tudo bem?

    Eu já havia visto algumas resenhas dos livros em outros blogs, ainda não tive a oportunidade de ler nenhum deles, mas estão na minha "pequena lista" para assim que der eu os ler :3
    Além também de que as capas são muito lindas *-*

    Bjs,
    Túlio.

    ResponderExcluir
  3. Olá Mari, tudo bem?

    Eu já havia visto algumas resenhas dos livros em outros blogs, ainda não tive a oportunidade de ler nenhum deles, mas estão na minha "pequena lista" para assim que der eu os ler :3
    Além também de que as capas são muito lindas *-*

    Bjs,
    Túlio.

    ResponderExcluir
  4. Bom, no mundo de hoje, já não vejo tanto amor ao próximo assim, muito menos de pais aos filhos e de filhos aos seus pais. Tem amor verdadeiro entre pais e filhos, entre irmãos, família. Do ser humano aos bichos ou a natureza? Tem sim. Mas a cada dia que ligo a TV e vejo coisas horrorosas acontecendo, vejo pais matando filhos, filhos matando pais, o homem matando pessoas, destruindo a natureza só para ter a conta no banco mais gorda. Eu fico muito triste e cada vez menos acredito nesse mundo e no amor do próximo. Mas tomara que esse mundo tenha jeito e que as pessoas de bem vençam as que não estão nem aí para a sociedade.

    Bom, espero ter entendido onde você queria chegar, não sou muito de psicologia, espero ter acertado e feito um comentário condizente com o assunto abordado.


    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a trilogia, nunca li e para ser sincera não tenho vontade de ler não viu. Distopia não é um gênero que me chame a atenção, então, vou deixar passar a dica dessa vez.

      bjs

      Excluir
  5. Distopia? Eu amo distopias, mas essa parece ser bem original, não?
    Um mundo sem amor, sem afeto, seria uma sociedade medíocre, onde ninguém iria olhar pelo seu próximo, pensaria apenas em si mesmo, sem ao menos colocar a mão na consciência antes de suas ações o ser-humano iria a ruína.

    Abraços,
    http://umsujeitoqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu ainda não conhecia a autora e pelo que você falou das obras eu fiquei bem curiosa. Não costumo gostar de distopias, são raras as exceções, esses livros são o caso. Achei bastante interessante, depois vou procurar ler sobre eles e ver mais detalhes.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mariana
    Eu ainda não li a trilogia, mas fui perdendo a vontade de ler com o tempo.
    Apesar dos elogios, e de gostar desse cenário distópico, vou demorar ainda para ler. Mas gostei de ver a dica aqui e quanto vocês disseram que o livro vale a pena.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que livros bacanas, não conhecia essa série, e pelo que você escreveu me deixou curiosa, isso é verdade de que, quem nunca sofreu por amor e tirou uma nota baixa, heheh

    beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Li apenas o primeiro livro da trilogia e lembro que adorei apaixonadamente. Mas não segui lendo porque a trilogia ainda não tinha sido toda publicada no Brasil. Seu video me deixou com vontade de retomar a leitura.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    gostei muito de conhecer mais a respeito da trama, pois quero ler os livros da autora desde que foram publicados, porém ainda não tive uma oportunidade sequer. É meio estranho saber que vc não gosta de nenhuma das persnagens, rs.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  11. Dessa trilogia só li o primeiro livro. Por mais que eu não tenha gostado tanto dos personagens eu senti que a autora soube trabalhar muito bem o amor, a erradicação e o porquê de erradicar faz sentido a certo ponto e o desfecho do primeiro livro é sensacional no quesito amor.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu tive a oportunidade de ler o primeiro livro da série e adorei o mundo criado pela autora, os personagens as vezes são meio irritantes mas o modo como a autora desenvolveu tudo compensou.

    ResponderExcluir
  13. Oiee..
    Eu já li os dois primeiros livros dessa série, é a uma das minhas series preferidas mesmo ainda não ter lido o final =( Achei a ideia da autora original, retirar a capacidde de amar das pessoas é cruel demais..
    As capas São maravilhosas..Adorei o video..
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu amo distopias, e tenho muita curiosidade de ler essa. Isso do amor ser considerado uma doença é algo que acho que vai mexer profundamente comigo. Não sabia dessa informação de que as pessoas eram pareadas de acordo com as posses, imaginava que fosse algo mais aleatório, de acordo com as personalidades, que inocência a minha... rs... Quero conferir essa coisa do medo prevalecer, deve ser um lugar horrível para viver o universo que a autora criou, em que nem os pais amam os próprios filhos.

    beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oii!

    Eu não li essa série ainda, eu descobri que esse tipo de livro não me prende muito sabe? Demoro para entrar no ritmo.
    Mas sobre sua análise/resenha eu preciso dizer que está maravilhoso! Já te elogiei uma vez, acho maravilhoso ver como você utiliza essa análise.
    Gostei muito desse post!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Comprei esta trilogia pelo tema. Achei muito interessante a premissa, uma sociedade que considera um amor uma doença e confesso que ainda não li. Mas pretendo ler em breve. Adorei a abordagem do post. Muito interessante você discutir sobre tema. Pois traz vários questionamentos.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!!!
    Acho esta sessão muito interessante, uma olhar novo para o livro e os personagens. Não conhecia esta trilogia, acho que todos sentimentos são excessivos para o ser humano; pois são eles nos orientam. Parabéns pelo post

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  18. Oi Mari, sua linda, tudo bem
    Eu quero tanto ler esse livro, você que é da área deve entender o sentimento: o que me fascina nas distopias é observar os limites dos seres humanos em situações extremas. Como são quebrados facilmente, ou como são afirmados com a mesma força. Sabe, uma sociedade sem amor, seria o caos, pois acho que o amor é o maior limite, é ele que evita todo o mau. Estou adorando os vídeos de vocês e as discussões que estão apresentando. Aguardo ansiosa pela próxima postagem.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Mari
    Adoro o seu olhar mais científico sobre as leituras.
    Como não li essa trilogia, adorei ver os aspectos que você levantou e o quão importante esse distopia é para a formação de personalidade.
    Adorei.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  20. menina terminei de ler esse livro DELIRIO ontem a noite
    e sinceramente tenho que confessar que adorei.
    Estou doida para começar a ler o segundo livro hoje para
    saber o que aconteceu após o desfecho sabe? Espero poder
    gostar também. Amei tudo. A escrita da autora é bem envolvente
    e me fez ficar presa ao livro até o fim.
    Adorei a personagem e também Alex que é um fofo.
    Espero poder gostar dos outros também =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/sem-querer-me-apaixonei-por-voce-4.html

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Infelizmente, ainda não li a trilogia, mas fiquei super curiosa quando soube do tema sobre o qual a autora iria falar. É uma distopia que divide opiniões, e para mim se divide opinião já há um interesse de minha parte.
    Se hoje amamos os nossos, o mundo está este caos, imagina se não amassemos? O mundo seria um lugar triste e vazio.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda não conheço a obra, mas agora fiquei bem interessada em conhecer, a temática é bem interessante!! Gostei bastante da Análise sobre a distopia.

    ResponderExcluir

LinkWithin