sábado, 12 de dezembro de 2015

EOCA - Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem

Oi meus amores!
O post de hoje é bem específico para os psicopedagogos clínicos.

Estou disponibilizando aqui um modelo de EOCA. 


Já vários tipos de modelos e esse foi o que achei mais interessante por ser mais prático. Só dei uma mexida em algumas coisinhas que achei necessário. 

#DICA - Você sempre pode adaptar um modelo, então arrume um que se encaixe mais na sua forma de trabalhar e vá adaptando de acordo com as suas necessidades.

Espero que esse modelo possa ajudar!

OBS: O post de hoje é apenas para trazer o modelo, posteriormente falaremos sobre como proceder e sobre os materiais utilizados no EOCA.
_________________________________________________________

ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (E.O.C.A.)

Nome:________________________ Turma:______________
Alguma repetência? (   ) sim     (   ) não    _________________
Gostaria que você mostrasse o que sabe fazer, o que te ensinaram e o que você aprendeu...
Use este material, se precisar, para mostrar-me o que você sabe a respeito do que sabe fazer, do que lhe ensinaram e do que aprendeu. Desenhe, escreva, faça alguma coisa que lhe vier a cabeça.
Disciplina favorita:
___________________________________________________
Por quê?
___________________________________________________
Desde quando? 
___________________________________________________
Disciplina que não gosta: 
___________________________________________________
Por quê? 
___________________________________________________
Desde quando? 

___________________________________________________
O que deseja fazer quando crescer? 
___________________________________________________
Por quê? 
___________________________________________________

Como foi sua entrada na escola atual? 
___________________________________________________
___________________________________________________
Você sabe por que está aqui comigo hoje? (   ) sim    (   ) não
O que achou da ideia? 
___________________________________________________
Você quer estar aqui ou está por obrigação? 
___________________________________________________
Se pudesse e tivesse que fazer algo para um aluno que se parecesse com você em sala de aula, o que aconselharia, a fazerem?
Aos pais:
___________________________________________________
___________________________________________________
Aos professores:
___________________________________________________
___________________________________________________











ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO:

Em relação à temática:

(   ) Fala muito durante todo o tempo da sessão
(   ) Fala pouco durante todo o tempo da sessão
(   ) Verbaliza bem as palavras
(   ) Expressa com facilidade
(   ) Apresenta dificuldades para se expressar verbalmente
(   ) Fala de suas ideias, vontades e desejos
(   ) Mostra-se retraído para se expor
(   ) Sua fala tem lógica e sequência de fatos
(   ) Parece viver num mundo de fantasias
(   ) Tem consciência do que é real e do que é imaginário
(   ) Conversa sem constrangimento
Observação:__________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________

Em relação à dinâmica:
(   ) O tom de voz é baixo
(   ) O tom de voz é alto
(   ) Sabe usar o tom de voz adequadamente
(   ) Gesticula muito para falar
(   ) Não consegue ficar sentado
(   ) Tem atenção e concentração
(   ) Anda o tempo todo
(   ) Muda de lugar e troca de materiais constantemente
(   ) Pensa antes de criar ou montar algo
(   ) Apresenta baixa tolerância  à frustração
(   ) Diante de dificuldades, desiste fácil
(   ) Tem persistência e paciência
(   ) Realiza as atividades  com capricho
(   ) Mostra-se desorganizado e descuidado
(   ) Possui hábitos de higiene e zelo com os materiais
(   ) Sabe usar os materiais disponíveis, conhece a utilidade de cada um
(   ) Ao pegar os materiais, devolve no lugar depois de usá-los
(   ) Não guarda o material que usou
(   ) Apresenta iniciativa
(   ) Ocupa todo o espaço disponível
(   ) Possui boa postura corporal
(   ) Deixa cair objetos que pega
(   ) Faz brincadeira simbólicas
(   ) Expressa sentimentos nas brincadeiras
(   ) Leitura adequada à escolaridade
(   ) Interpretação de texto adequada à escolaridade
(   ) Faz cálculos
(   ) Escrita adequada à escolaridade
Observação: _________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
Em relação ao produto:
(   ) Desenha e depois escreve
(   ) Escreve primeiro e depois desenha
(   ) Apresenta os seus desenhos com forma e compreensão
(   ) Não consegue contar ou falar sobre os seus desenhos ou escrita
(   ) Se nega a descrever sua produção
(   ) Sente prazer ao terminar sua atividade e mostrar
(   ) demonstra insatisfação sobre os seus feitos
(   ) Sente-se capaz para executar o que foi proposto
(   ) Sente-se incapaz para executar o que foi proposto
(   ) Os desenhos estão no nível da idade do aluno
(   ) Prefere matérias que lhe possibilite construir, montar e criar
(   ) Fica preso no papel e lápis
(   ) Executa a atividade com tranquilidade
(   ) Demonstra agressividade de alguma forma em seus desenhos e suas criações
(   ) Demonstra agressividade de alguma forma no comportamento
(   ) É criativo(a)
Observação: _________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
Conclusão: __________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________

                                             ________________________________
                                                      Psicopedagoga Clínica


AVALIAÇAO – E.O.C.A.
Aspectos
Ação do sujeito
Possíveis causas


Temática



Dinâmica



Produto


Obstáculos que emergem na relação com o conhecimento


Hipóteses

Delineamento da investigação:









                                          ________________________________

                                                       Psicopedagoga Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin