Oi meus amores!
O post de hoje é bem específico para os psicopedagogos clínicos.
Estou disponibilizando aqui um modelo de EOCA.
#DICA - Você sempre pode adaptar um modelo, então arrume um que se encaixe mais na sua forma de trabalhar e vá adaptando de acordo com as suas necessidades.
Espero que esse modelo possa ajudar!
OBS: O post de hoje é apenas para trazer o modelo, posteriormente falaremos sobre como proceder e sobre os materiais utilizados no EOCA.
_________________________________________________________
ENTREVISTA
OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (E.O.C.A.)
Nome:________________________
Turma:______________
Alguma repetência?
( ) sim ( )
não _________________
Gostaria que você
mostrasse o que sabe fazer, o que te ensinaram e o que você aprendeu...
Use este material, se precisar, para
mostrar-me o que você sabe a respeito do que sabe fazer, do que lhe ensinaram e
do que aprendeu. Desenhe, escreva, faça alguma coisa que lhe vier a cabeça.
Disciplina favorita:
___________________________________________________
Por quê?
___________________________________________________
Desde quando?
___________________________________________________
Disciplina que não gosta:
___________________________________________________
Por quê?
___________________________________________________
Desde quando?
___________________________________________________
O que deseja fazer quando
crescer?
___________________________________________________
Por quê?
___________________________________________________
Como foi sua entrada na escola
atual?
___________________________________________________
___________________________________________________
Você sabe por que está aqui comigo
hoje? ( ) sim ( ) não
O que achou da ideia?
___________________________________________________
Você quer estar aqui ou está por
obrigação?
___________________________________________________
Se pudesse e tivesse que fazer algo
para um aluno que se parecesse com você em sala de aula, o que aconselharia, a
fazerem?
Aos pais:
___________________________________________________
___________________________________________________
Aos professores:
Aos professores:
___________________________________________________
___________________________________________________
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO:
Em relação à temática:
( ) Fala muito
durante todo o tempo da sessão
( ) Fala pouco
durante todo o tempo da sessão
( ) Verbaliza bem as
palavras
( ) Expressa com
facilidade
( ) Apresenta
dificuldades para se expressar verbalmente
( ) Fala de suas
ideias, vontades e desejos
( ) Mostra-se
retraído para se expor
( ) Sua fala tem
lógica e sequência de fatos
( ) Parece viver num
mundo de fantasias
( ) Tem consciência
do que é real e do que é imaginário
( ) Conversa sem
constrangimento
Observação:__________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
Em relação à dinâmica:
( ) O tom de voz é
baixo
( ) O tom de voz é
alto
( ) Sabe usar o tom
de voz adequadamente
( ) Gesticula muito
para falar
( ) Não consegue
ficar sentado
( ) Tem atenção e
concentração
( ) Anda o tempo
todo
( ) Muda de lugar e
troca de materiais constantemente
( ) Pensa antes de
criar ou montar algo
( ) Apresenta baixa
tolerância à frustração
( ) Diante de
dificuldades, desiste fácil
( ) Tem persistência
e paciência
( ) Realiza as
atividades com capricho
( ) Mostra-se
desorganizado e descuidado
( ) Possui hábitos
de higiene e zelo com os materiais
( ) Sabe usar os
materiais disponíveis, conhece a utilidade de cada um
( ) Ao pegar os
materiais, devolve no lugar depois de usá-los
( ) Não guarda o
material que usou
( ) Apresenta
iniciativa
( ) Ocupa todo o
espaço disponível
( ) Possui boa
postura corporal
( ) Deixa cair
objetos que pega
( ) Faz brincadeira
simbólicas
( ) Expressa
sentimentos nas brincadeiras
( ) Leitura adequada
à escolaridade
( ) Interpretação de
texto adequada à escolaridade
( ) Faz cálculos
( ) Escrita adequada
à escolaridade
Observação:
_________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
Em relação ao produto:
( ) Desenha e depois
escreve
( ) Escreve primeiro
e depois desenha
( ) Apresenta os
seus desenhos com forma e compreensão
( ) Não consegue
contar ou falar sobre os seus desenhos ou escrita
( ) Se nega a
descrever sua produção
( ) Sente prazer ao
terminar sua atividade e mostrar
( ) demonstra
insatisfação sobre os seus feitos
( ) Sente-se capaz
para executar o que foi proposto
( ) Sente-se incapaz
para executar o que foi proposto
( ) Os desenhos
estão no nível da idade do aluno
( ) Prefere matérias
que lhe possibilite construir, montar e criar
( ) Fica preso no
papel e lápis
( ) Executa a
atividade com tranquilidade
( ) Demonstra
agressividade de alguma forma em seus desenhos e suas criações
( ) Demonstra
agressividade de alguma forma no comportamento
( ) É criativo(a)
Observação:
_________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
Conclusão:
__________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
________________________________
Psicopedagoga
Clínica
AVALIAÇAO –
E.O.C.A.
Aspectos
|
Ação do sujeito
|
Possíveis causas
|
Temática
|
||
Dinâmica
|
||
Produto
|
||
Obstáculos que emergem na relação com o conhecimento
|
||
Hipóteses
|
||
Delineamento da
investigação:
|
________________________________
Psicopedagoga
Clínica
Gostei muito desse modelo. Muito obrigada.
ResponderExcluirObrigada por sua ajuda. Bom dia.
ResponderExcluirExcelete material.
ResponderExcluirgostaria de vir um modelo pronto, principalmente deste quadro. Você poderia compartilhar?
ResponderExcluir