segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Estratégias de leitura

Oi gente!!!

Hoje eu precisei dar uma aula sobre: Estratégia de Leitura.


Isso me fez pensar em um montão de coisas e... Cof... cof... Numa pilha de livros que estão parados pela metade. :/

Pois é... às vezes começo um livro mega empolgada e acabo desanimando o deixando naquele cantinho discreto onde NINGUÉM, inclusive eu, vai reparar nele.

Então bora colocar aqui algumas estratégias básicas para vencer a monotonia e a preguiça e terminar todas as nossas leituras.

Estratégias básicas para fazer a leitura do início ao fim.


1° Saber do que se trata a leitura antes de começar. 
2° Definir metas. (Diárias, semanais, mensais, anuais...) 
3° Saber porque está lendo.
4° Ter persistência.
5° Ler sobre assuntos de seu interesse.

Em resumo é isso gente.
Independente da leitura, se for para fins acadêmicos ou entretenimento. Acho importante termos algumas metas para se chegar ao final.

Se você tem uma estratégia diferente das que citei aí, não deixe de colocar nos comentários. :) 

Beijossssss

26 comentários:

  1. Olá, gostei das suas dicas. Quando eu começo a ler um livro eu vou até o final dele, mesmo que eu não gostei da leitura, não consigo deixar de lado kkk tem aqueles cheios de cenas chatas e no final das contas o livro é bom, nesse caso eu pulo essas cenas :O
    Mas uma coisa eu faço, sempre leio a sinopse antes, assim só leio os que me atraem

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Dicas ótimas! Muitas vezes nós pegamos para ler sem qualquer planejamento, e perdemos o foco, deixando de lado o que era realmente importante. Parabéns!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que não tenho nenhum planejamento quanto a minha leitura. A minha única regra é nunca começar outro livro antes de terminar o que estou lendo. Assim evito livros abandonados. Quando abandono é porque sei que não vou voltar mesmo e acabo dando o livro para alguém!!
    Meta de quantos livros vou ler por mês eu também tenho, mas as vezes leio um pouco mais ou um pouco menos dependendo do livro que estou lendo.
    Ler é uma fonte de relaxamento para mim, então acho melhor não planejar muito e sim deixar fluir!
    Mas suas dicas são ótimas!
    Abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Oi, adorei o post e vou compartilhar no meu face porque tem muita gente que quer ler mais, mas acaba por não se orientar sobre isso e suas dicas são mega pertinentes.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amiga olha eu super concordo com tudo que você disse viu?
    EU sinceramente tenho me organizado bastante com as minhas leituras usando uma agenda para poder ler uma quantidade de capitulos por dia e isso tem me ajudado.
    Agora é legal também para outros leitores essa dica, porque tem muita gente que não sabe como fazer. Acho muito legal compartilhar suas ideias e sua experiência. Ainda quero ver mais por aqui viu? Eu também levo isso como uma lição pra mim mesma.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-lembra-de-mim.html

    ResponderExcluir
  6. Ola Mari adorei a postagem, eu particularmente tenho crises de desespero quando vejo livros e mais livros a serem lidos, ai me empolgo vou lendo tudo que tem a frente, mas a correria do dia a dia, casa, trabalho e filhos nem sempre me deixa ler como quero. Com relação a abandonar leituras não gosto, mas alguns livros não fluem mesmo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Minha organização é muito parecida com a sua, eu reservo um tempo antes de dormir para ler todos os dias, só falha em dias especiais quando chego tarde em casa, que é raro.
    Ultimamente ando lendo coisas difetentes do que costumo para conhecer, mas raramente abandono um livro e não costumo começar vários de uma vez.
    Ótimas dicas as suas o/

    ResponderExcluir
  8. Oiê
    Nossa, não conhecia o sue blog! Achei ele lindo! e já estou seguindo ele! agora em relação ao seu post, achei bem criativo posta algo assim! Geralmente eu faço metas na minha cabeça. Tipo: vou ler 3 parágrafos, independentemente do tamanho deles! Isso agiliza muito a leitura e dá uma sensação de dever cumprido kkk
    Bjks
    passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Adorei as dicas!!! Eu tenho alguns livros em um cantinho abandonados também...rs
    E concordo que as vezes temos que colocar metas para que a leitura renda, até por que ao final tem aquela sensação boa de terminar um livro e cumprir as metas!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi!!!
    Acho que para muito a persistência tem que vir em primeiro lugar e ler sobre assuntos de seu interesse é importante para quem não tem o hábito de ler e quer começar. Para mim é difícil definir por que estou lendo, um misto de sensações que me vem quando penso. A metas são importante e tem que ser superadas, as minha vive mudando. Saber do que se trata a leitura antes de começar é bom mais não é o principal, as vezes por saber deixamos de ler algo que seja ótimo. Gostei bastante do seu baste e perfeito para quem quer começar a ler.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  11. Olá, Mariana.
    Eu sempre estou participando de desafios e vejo o pessoal falando que não consegue. Acho que os desafios me estimulam a ler livros que estão parados lá na estante. E acho que ler o que gosta é o essencial, não adianta ficar insistindo em uma coisa que não está rendendo.

    ResponderExcluir
  12. Olaa,
    legal sua ideia de post! Eu acho ótimo botar metas, mas eu não ponho kkkk deveria. Nunca desisto de um livro, enrolo dois séculos para ler, mas não deixo ele de lado. E isso me atrapalha as vezes, já que não sigo em frente. Mas as vezes nem é culpa do tema ou do livro, é a ressaca literária mesmo. Tudo depende do momento.
    Xx

    ResponderExcluir
  13. Oi Mariana, adorei suas dicas. Concordo com você que é preciso ter metas quando se está lendo, assim fica mais difícil começar um livro que não lhe agrade e que vai acabar desistindo no final.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Oii!!

    É muito difícil eu abandonar um livro no meio sabe? Mas quando um livro tá "ruim" eu coloco o marcador em um dos capítulos e me forço ler até chegar nele hahahaha.

    Gostei dos seus métodos/;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Sei bem a situação, estou na mesma... mas ainda não desisti e coloquei como meta até o final do mês conseguir finalizar, eu sei que o prazo é longo, mas, acho melhor colocar assim para não fazer uma resenha na raiva.
    bjs Ju

    ResponderExcluir
  16. Oiie,

    Adorei as dicas sua, e confesso que já faço uso, principalmente as metas de leituras. Quando estudava eu usava, agora para ler o meus livros também uso, e isso é bom porque a gente acaba nos conhecendo e sabendo os nosso limites. Obrigada pelas dicas.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  17. Oi Mariana, sua linda, tudo bem
    Gostei do tema da sua postagem. Conheço pessoas que fazem mil coisas ao mesmo tempo, não conseguem se concentrar em uma coisa só e com isso estão sempre abandonando o coitadinho do livro, risos.. Ótimas dicas.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Flor. Adorei as dicas
    Eu quase nunca sigo-as! kkkkkk
    Tipo, só tento priorizar as leituras de parcerias, mas tirando isso, escolho livros aleatoriamente.
    Mas acredito que são dicas valiosas para quem precisa de um ritmo.
    Amei o post.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  19. Oiee,
    Minha única estretégia é ler outro livro e depois retonar a leitura do deixado de lado ou pessistir mesmo rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Não tenho problemas em deixar livros pela metade pq tenho pavor de não terminar algo! Me forço a ler logo qualquer coisa, pra me ler livre, mesmo que não goste. Mas suas dicas são ótimas!

    ResponderExcluir
  21. Para mim eu tenho minhas metas: ler de 50 a 100 páginas por dia no mínimo , senão eu não consigo dormir de qualquer forma. Mas mais do que isto, quando somos viciadas em livros a gente quer ler sempre mais e mais e mais. Mas sempre tem a leitura que é chata e a coisa não anda. Daí eu deixo para quando vou em algum lugar e tenho que ficar esperando.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Adorei as dicas. Já aconteceu várias situações em que abandonei um livro e fiquei com aquele sentimento ruim, de que poderia estar perdendo uma bela história. Vou anotar as suas dicas para segui-las rigorosamente.
    Beijos
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  23. Oi,
    Geralmente sempre acabo terminando os livros que eu começo, mas sempre tem aquele que fica pela metade mesmo hahaha.

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Quando o livro não está funcionando pra mim, é quase impossível terminar a leitura, não há meta que eu coloque que me faça terminar.
    Mas geralmente a sminhas estratégias são não ler a sinopse de jeito algum, e ler pelo menos 60% em um dia. Eu também procuro sempre ler o que já estou acostumada, deixando pra siar da zona de conforto só quando não tem jeito mesmo, ou quando estou com muito tempo.
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Eu não consigo deixar um livro pela metade, não importa qual seja, simplesmente pesa pra mim rs
    Sempre deixo ao lado da cama, assim nem que sejam 10 páginas por dia, eu acabo lendo antes de dormir!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  26. Eu sempre olho o enredo proposto pelo livro... a não ser que seja aquela capa muito louca com umas frasezinhas estilo estilhaça-me para me enlouquecer e começar a leitura sem pensar... mas eu não tenho uma estratégia bem feita, mas decidi que se comecei tenho que terminar mesmo que dure o ano inteiro.... xero!

    ResponderExcluir

LinkWithin