segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Psicopedagogia e empatia

Olá Psicos!


Quando comecei a trabalhar com psicopedagogia, eu não fazia ideia de quão profundo é esse Universo.

Eu espero descobrir cada vez mais sobre e aprender muito também, mas de todas as coisas que eu já tive a oportunidade de viver com a psicopedagogia, a empatia foi a mais grandiosa.



Quando encontramos alguém que vem até nós pedindo ajuda é um momento muito desafiador, mas eu percebi que só vamos mesmo querer ajudar aquela pessoa se sentirmos empatia pelo seu problema.
Sabe a arte de se colocar no lugar de outro ser, mesmo não passando pelo mesmo problema que ele? Pois é... Isso é empatia.

Então, acredito que, algo que eu posso dizer para você que escolheu trabalhar como algum tipo de terapeuta, é que sinta empatia pelo seu paciente. Compreenda a dor dele e seja sempre solicito, pois ele vê em você esperança.

Pode até parecer que eu estou romantizando a situação, mas o que eu escrevo aqui hoje é o reflexo do que passo e já passei com meus pacientes.

Então se envolvam de verdade, lógico que de forma profissional, mas não sejam frios nem apáticos com seus pacientes. Ouçam seus problemas, deixem que desabafem e se perceberem que o problema vai além de suas atribuições como psicopedagogos, os encaminhem para um profissional capacitado a lidar com a questão, mesmo que isso signifique perder o paciente. 
Porque quando você realmente se importa com o bem estar dessa pessoa, você vai perceber que não perdeu um paciente, mas sim, ajudou um outro ser humano da melhor maneira que você pode.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin