terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Sobre comentários...

Oi gente!

No post de hoje eu gostaria de pedir a opinião, sincera e verdadeira, de vocês.

Olha... Eu passo por um dilema que acredito ser o mesmo de muitos blogueiros.

"Como responder comentários no blog?"



Raramente eu respondo aos comentários feitos nas postagens aqui no blog. Não, eu não sou metida nem preguiçosa...
Acontece que sou notificada de todos os comentários feitos aqui, mas quando respondo, a pessoa que comentou não é notificada, ela só verá minha resposta se entrar na minha postagem de novo e procurar.

Sei que existem formas de fazer com que essa notificação chegue, eu tentei algumas num outro blog que eu tinha e sinceramente... Prefiro deixar aqui do jeito que está.

Mas aí eu caio em outro problema. Tem alguns comentários que quero muito responder e algumas vezes até respondo, mas eu gostaria de ter uma troca nessa conversa, entendem? Porque surgem coisas interessantes.

Em contra partida, eu também não respondo a todos os comentários aqui porque me recuso a responder comentários vagos, isso para não fazer uso de outras palavras, eu pularia esse comentário ou daria uma resposta nada educada, então acabo não respondendo nenhum.

Amo os comentários que são coerente com as postagem e chegam para somar, leio todos e fico muito feliz com eles.
Já tive um blog relativamente grandinho, recebia muitos comentários, mas eu gosto desse espaço aqui, mesmo que ele seja simples é aqui que eu consigo desenvolver melhor o meu trabalho. 
Sinto saudades do outro blog, mas infelizmente ele não atendia mais as minhas necessidades e achei que seria injusto com os leitores eu mudar o nome do outro blog já que os temas agora são bem diferentes.

Então é basicamente isso... Pergunto aos blogueiros... Como lidar com essa questão do responder ou não responder comentários?
Faz mesmo diferença responder se o leitor não lê a resposta?
É muito deselegante não responder?
Como lidar com comentários desconexos as postagens?

Podem responder com sinceridade porque é esse o objetivo do post, a opinião verdadeira de vocês.

beijos!


32 comentários:

  1. Oi Mariana, eu sou maluca e marco "notifique-me" em tudo. Muitos leitores realmente não voltam para ver a resposta. Alguns comentam por obrigação, porque precisam entrar aqui em determinado dia e horário e deixar um comentário e muita gente nem pensa no que é escrever algumas linhas para o autor do post.
    Eu respondo todos os comentários. Se a pessoa gosta da interação e volta para ver a resposta, ótimo. Se não... bom, quem está perdendo é ela.
    Gostei muito das colocações que fez ao longo da postagem, acho que todo mundo que passar por aqui deveria pensar que não basta apenas trocar "curtidas", que a ideia é interação, e isso não se consegue com um simples gostei ou não gostei, mas batendo papo.

    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariana, olha não sei porque de alguns receberem notificações de resposta e outros não, mas eu geralmente recebo sim, mas não em todos os blogs. Eu gosto de responder aos comentários, algumas vezes, a pessoa até responde a minha resposta kkk mas assim como você, não gosto de responder comentários vagos pois se a pessoa não se deu ao trabalho de comentar algo certinho porque eu tenho que me dar ao trabalho de respondê-la? só quando vejo que é algum leitor que não é blogueiro, eu repondo, pois eles ficam empolgados e não sabem o que comentar.

    Acho que comentários, são uma ótima maneira de relacionamento com o público do blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari
    Tudo bom?
    Olha isso é bem complicado, assim como você queria ter essa interação, pois tem comentários ótimos no meu blog e outros onde quero matar a pessoa. Hehehe
    Mas como fica chato responder um e não responder o restante, eu prefiro não responder, sei lá, pode parecer rude, mas acho melhor do que ser grosseira com a pessoa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari,
    No começo do blog eu respondia a todos comentários, porém, comecei a perceber que os leitores não voltavam pra dar continuidade a conversa, ai eu fui desanimando e parei de responder. Só respondo alguns quando é alguma dúvida mesmo e que tenho certeza que o leitor vai voltar para ler.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Olha primeiramente é muito chato mesmo você querer responder um comentário e não ter como a pessoa ler. Alguns voltam para ler a resposta e outros não. É complicado essa situação. Mas antes eu lia e respondia todos os comentários no meu blog. Agora não faço isso mais por falta de tempo, mas é sempre bom tentar interagir. O problema é que nem todo mundo gosta de ficar conversando né? Então a galera acaba falando só o que precisa e sai por falta de tempo e tudo mais. Eu até entendo o seu lado. É legal interagir com outros leitores, mas acho muito dificil isso acontecer. Mesmo assim continue respondendo os comentários enquanto tu tem tempo pra fazer isso, porque depois, menina SÓ POR DEUS! heheheehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/felicidade-define-renovamos-com-editora.html

    ResponderExcluir
  6. OIeee. Olha só, eu faço da seguinte maneira: eu respondo de uma forma bem simples alguns comentários no meu post mesmo, mas se a pessoa tem blog eu vou até o blog dela em uma postagem normal, comento a postagem e depois comento o que ela deixou na minha postagem sobre o assunto. Assim seria uma forma ótima de ela ver sobre o assunto, porque realmente é complicado a pessoa voltar e ler novamente o que você respondeu. E se caso a pessoa não tenha blog, eu comento no comentário dela mesmo, porque se ela tem real interesse, ela vai voltar! :) E sobre os comentários bem bobos, deixo passar.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu também não costumo responder todos os comentários que surge no meu blog. Acho que por esse mesmo motivo, essa troca de idéias que deve ter. Geralmente eu respondo comentários que tem algumas dúvidas a respeito do post. Mas eu sinto que deveria ter uma maneira mas fácil do probto Blogger nitificar o comentador que sua pergunta foi respondida ou algo do tipo.
    Abçs

    ResponderExcluir
  8. Ola lindona não costumo responder aos comentários mas as vezes não resisto, amo receber comentários, mas é chato mesmo pois a pessoa não verá sua resposta, e devido a correria de toda blogueira falta tempo para responder como queria. Então p´to não por não responder. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, flor.
    Eu não tenho o costume de responder os comentários no meu blog, porque entendo que são respostas ao que já apresentei aos leitores. Quero dizer, minha opinião foi apresentada no post e os comentários que recebo (e adoro lê-los!) são as opiniões dos meus leitores. Eu costumo responder quando percebo que a pessoa me enviou alguma pergunta ou pediu alguma recomendação. :) Não vejo mal nisso... Eu comento em muitos blogs e raramente volto aos comentários que fiz para ver se houve alguma resposta.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Então, passamos pelo menos dilema! Existem comentários que são tão bons, que dá vontade de conversar com a pessoa. Mas a pessoa que comentou não marcou a caixinha "Notifique-me" e acaba não recebendo essa resposta! Eu sou vitima disso, as vezes comentos nos blogs que quero saber o que o blogueiro vai me responder, mas esqueço de marcar a caixinha e muita das vezes esqueço qual foi o blogguer que postou aquela determinada resenha.
    Acho que deveríamos receber notificação de todas as atividades que fazemos nos outros blogs, assim como no facebook! Mas não temos essa alternativa, e fica dificil!



    Karine || Ainda Me Livro

    ResponderExcluir
  11. Passamos pelo mesmo dilema, mas o que me deixa desmotivada mesmo são os comentários desconexos. As vezes critico um livro e a pessoa comenta que quer ler só porque eu elogiei... Oi? Como assim? Realmente não sei como posso te ajudar nisso, mas sinceramente, voltarei aqui pra ler as outras respostas porque eu realmente quero saber também!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu mesma, sempre comento por aí, mas só pelo pra ser notificada quando quero dar continuidade a conversa. às vezes, só o comentário que fiz já me basta. Mas no meu blog, eu tento sempre que possível responder a todos, eu leio tudo, mas infelizmente, às vezes fico devendo a resposta. Mas eu gosto quando respondem algo que pergunto. Então é uma resposta meio difícil essa.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Você levantou uma ótima questão, eu não respondo a maioria dos meus comentários, no início eu até comentava, mas aí a pessoa que comentou não via, e eu realmente não sei como ativar esse tipo de notificação. Então, eu opto por não responder e se gostei mesmo do comentário, retribuiu comentando no blog da pessoa (se tiver) e deixo um p.s no final agradecendo.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    É uma boa pergunta. Eu também gostaria de responder alguns comentários e receber um retorno de quem recebeu, mas raramente isso acontece. Para os comentários vagos eu deixo um "obrigada pela visita", ou às vezes, nem mesmo respondo. É mesmo muito complicado.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Realmente é complicado isso, as vezes a gente ve que o leitor fez um comentário tão fofo, que quer conversar com ele sobre o assunto, mas se ele não clicou em notifique-me é complicado.
    Por isso o Facebook é mais bacana, a caixa de comentários dele aqui, assim quem comentou nele recebe a sua resposta.
    Eu confesso que não respondo os do meu blog, não por preguiça, mas por falta de tempo... Ter cerca de 40 comentários, responder 40 comentários, muitas vezes como você citou os comentários sao vagos e você vai falar o que? obrigado por comentar?... Enfim, vai de cada blogueiro isso, mas eu não respondo :(
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Mariana!
    Quando a nova colaboradora entrou no blog que eu participo, que é uma amiga muito especial, ela respondi comentário por comentário e me perguntou pq eu não respondia todos, só alguns, dos que eram do meu post. Eu respondi pra ela que não tinha pq responder todo mundo, pq eles não veem e muitos comentam coisas tão nada a ver ou tão grossas, que prefiro não me preocupar, só deixar ali mesmo, pq não vou censurar ninguém só por causa de uma opinião contrária. Tem vezes que eu até respondo, pq eles fazem algumas perguntas, uns comentários muito bons que eu me identifico, então aquilo me pede pra comentar, dar umas resposta, fico triste de não ter um retorno. Mas sei como é diificil pro comentarista passar de blog em blog que ele comentou e ver o que o resenhista respondeu, eu comento em vários todos os dias, muitas vezes não lembro. De alguns eu recebo notificação de resposta, quando eu comento no blog deles, e eu retribuo sempre com outra resposta.
    Acho que seria muito melhor passarmos a debatermos um assunto do que simplesmente eu vir, ler seu texto e falar: nossa, muito bom, concordo com vc... Eu não acho "natural" isso, acho falso.
    Espero sua resposta hahaah
    bjs
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olha Mariana, essa é uma questão muito pessoal. Eu, particularmente, gosto de responder a todos os comentários feitos lá no Conchego das Letras, nas postagens publicadas por mim porque acho educado da minha parte fazer isso. Se a pessoa se deu ao trabalho de ir lá comentar, o mínimo que eu posso fazer é responder, mesmo que ela não volte para ler isso. Mas essa é a minha opinião pessoal e não uma regra ou uma máxima.

    Mas você está certa. Raramente as pessoas voltam para ler se respondemos os comentários, eu sou uma que não volta porque muitas vezes, na correria do dia a dia, simplesmente esqueço por completo daquele blog e comentário feito.

    Quando eu criei o Conchego das Letras, a ideia era a troca de ideias sobre livros, mas vi que não é isso que realmente acontece. A maior parte das vezes as pessoas não comentam e quem comenta é outro blog, meio que no intuito de ter comentário no seu também, por isso em 95% dos casos tem link ao final. Não minto, isso é um tanto decepcionante.

    O que vi alguns blogs fazendo e que eu gostei bastante era colocar o link de comentário com o G+ e não com o sistema de comentários do blogger. Quando é assim, eu acabo recebendo notificação quando eles respondem e consigo manter um diálogo nesses blogs, mas ainda não sei como colocar isso no meu. Quero muito fazer isso porque, talvez, assim, o blog realmente atinja sua proposta inicial... Virar um espaço para debater sobre livros.

    ResponderExcluir
  18. Também me pergunto isso, sempre.
    Mas respondo sempre que possível,mesmo aqueles vagos... A não ser que a pessoa comente apenas 3 palavras .... Aí é o fim.
    Mas acho chato que o leitor não seja notificado também, pois o que adianta respondermos se ele não vai ver. As vezes eu pergunto coisas em comentários que realmente preciso da respostas e deixo meu e-mail, para a pessoa entrar em contato... Já que não existe outra maneira e as vezes não lembro em qual blog deixei a pergunta rsrsrs.
    Amei seu post e é bom saber que não sou a unica que acha chato o leitor não receber notificações de comentários.

    ResponderExcluir
  19. Olha, apesar de gostar muito de entrar em um blog e ver as respostas da blogueira, não me incomodo quando não há. Já me incomodei antes, mas aprendi a não julgar tal atitude. pois sei que algumas como você não se sentem bem em responder apenas alguns, outras como eu simplesmente não tem tempo mesmo com todos os afazeres do dia a dia, e outras simplesmente não se importam mesmo e nesse caso minha opinião nem contaria né kkk
    Mas enfim, sempre que posso eu estou tentando responder porque acho bacana, mesmo se o leitor não retornar pra ver a resposta, eu sei que outros leitores verão meu carinho pra com aquele determinado leitor :)

    ResponderExcluir
  20. Mariana, passo pelo mesmo dilema que você e penso da mesma forma que você. Porque dificilmente a pessoa vai voltar no mesmo blog na mesma postagem para ver se teve alguma resposta. Seria muito mais fácil a pessoa ser notificada e ver o comentário meu em um email dela. Mas se eu não me engano o google mais a pessoa é notificada no email dela que teve uma resposta em seu comentário. Mas não sei como fazer :/ Não tenho muito jeito para mexer em html de blog. Então prefiro deixar como está.
    Bjss

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, então raramente eu respondo os comentários do meu blog, salvo quando há realmente muita necessidade minha em responder ao que eu li, ou caso a pessoa tenha me feito uma pergunta muito direta, ou pedido ajuda sobre alguma coisa. Nesses casos eu respondo na postagem mesmo, pois acredito que se a pessoa tiver realmente interessada em manter esse contato ela voltará em busca da resposta e caso seja algo de extrema importância, eu visito o perfil da pessoa e vejo se tem como manda-la uma mensagem direta ou comento no blog dela.
    Acho que esses são os melhores meios.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Mari,

    Eu adoro Ler os comentários no meu blog e responder. Mas acabo nunca recebendo resposta. Acho que é porque eu sempre esqueço de marcar para me notificar, alguns eu marco, mas a maioria eu esqueço. Acho que a melhor opção por enquanto é mesmo.marcar o notifique-me em todos os comentários.

    Beijos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  23. Eu também já pensei muito sobre isso. Eu respondo aos comentários, mesmo sabendo que a maioria não lerá as respostas, ms caso haja alguém que se interessa, quando voltar para verificar, encontrará a resposta lá. O único problema que tenho encontrado é que, para alguns, não tem aparecido o botar de resposta, acho que é o Blogger bugando, então a esses não consigo responder.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  24. Olha uma vez vez uma guria me vez uma pergunta, eu respondia ela e depois de dois ela me respondeu de volta, acho que se a pessoa que comentou ela quer saber sua resposta ela com certeza vai voltar no seu blog para ver se vc respondeu, tbm tem um uma parte no comentário onde a pessoa coloca notifique-me, quando ativamos ele conseguimos ver todos os cometários do poste, recomendo que vc peça aos seus leitores que faça isso assim todos ficam ligados.

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Atualmente não respondo nenhum comentário por falta de tempo. Porém, eu gosto de responder para mostrar que eles são importantes para mim e algumas vezes, peço a opinião deles. Mas tem muitos comentários que nem tem o que responder. Apenas apenas um "que bom", "que legal", "fico feliz". Espero que tenham te ajudado.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  26. Oi Mari, tudo bem?

    Achei a discussão bastante interessante e bem válida. Quando o meu blog era menor e eu tinha mais tempo, eu respondia todos os comentários no blog e ainda ia no da pessoa retribuir a visita. Mas agora fica difícil, o blog cresceu bastante e tenho pouco tempo... mas ainda assim respondo alguns comentários, principalmente quando as pessoas expressam dúvidas ou fazem alguma pergunta em relação ao post. Tem a opção do "Notifique-me" que a pessoa sempre pode ativar se quiser, então eu respondo assim mesmo, mesmo se a pessoa não ler.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem? Comentários que não têm nada haver com a postagem eu mesmo assim respondo... Mostre que você tem educação, mesmo que a pessoa não vá receber a sua resposta, faça a sua parte, porque se alguém for reclamar, não será sua culpa. Exemplo eu, várias eu recebi comentários ou mais ou menos (tipo: amei a postagem, talvez eu compre sim, essa foto é bem legal e tals.) eu mesmo assim respondi, a pessoa provávelmente estará nem ai, mas outros leitores perceberão que você liga para eles que você seus comentários. Se o comentário for meio ofensivo, dê uma boa resposta, já recebi um falando que eu era imatura entre outras coisas, eu respondi não maltratei ela, mas mostrei que quem era a imatura provavelmente seria ela. Opiniões podem ser ditas, mas você não pode inferiorisar outra pessoa. Então, responda sim seus comentários, continue fazendo o que você gosta. Beijos
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Quando iniciei o blog eu também sempre fiz questão de responder os comentários quando possível, porém com a falta de tempo isso acabou ficando em segundo plano e hoje tenho o cuidado de responder apenas quando o comentário trás uma pergunta ou questionamento pois acredito que nossa resposta possa acabar contribuindo não apenas para quem fez a pergunta mas para outros leitores que por ventura acessem seu post e tenham a mesma dúvida.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  29. Eu sempre fico na dúvida de responder ou não... no começo do blog, eu fazia isso mas a falta de tempo acabou me fazendo parar.
    Muitas vezes penso em responder mas fico pensando que tem outros que não precisam de respostas e no fundom acho que fica muito chato responder só "obrigada pelo comentario" ou coisas assim... enfim, acho que esse é um assunto que levanta várias possiblidades, várias questões e várias respostas. E o que é mais interessante... parece não ter uma resposta única e certa...
    Beijinhos,
    Lica
    http://www.amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá, Mariana tudo bem?
    Lido com o mesmo problema e eu faço da seguinte maneira , respondo os comentários se eu tiver tempo , até porque como você mesma disse nem todos voltam ali para saber o que você falou. Depois eu respondo os que acho que precisam de algum tipo de responda , porque antes eu dava até um obrigada, mas achei que ficou sem graça e vago demais , então comento os que acho que tenho que comentar.
    Realmente, não acho que você seja metida ou nada disso por não responder comentários no blog.
    Outras mídias ficam mais simples para fazer um contato melhor.
    É isso que eu acho !
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá

    Isso vai da pessoa,porque quando você vai comentar,tem a caixinha pra você marcar se a pessoa não marca,pelo menos eu acho que ela serve pra isso,não sei se mesmo marcado muitas vezes não aparece, seria legal mais interação,mas infelizmente é difícil.


    Bjss

    ResponderExcluir
  32. Oi Mariana!
    Eu te acompanhava no Letras da Nana, pois também tinha um blog (que acabei fechando). Lembro que eu respondia a todos os comentários, mas agora com o novo blog não sei se farei isso pois há comentários que realmente não necessitam de resposta.
    Creio que quando alguém faz alguma pergunta, ou volta no blog para conferir a resposta ou clica para ser notificada.
    Tudo de bom pra este teu novo espaço, beijos!
    http://misslizzyleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin