Hoje vou falar sobre um livro que mexeu muito comigo e com o qual eu aprendi muito.
Como sempre, eu fiz um vídeo sobre o assunto, mas vou deixar o resumo do mesmo por aqui.
Resumo da história: Quarto é o livro que conta a história de um menino de cinco anos chamado Jack. Ele mora em um pequeno quarto com a mãe, a qual ele não sabe o nome, e acredita que o "Quarto" é todo o mundo.
Acontece que a mãe do Jack construiu uma história para amenizar a realidade deles. Para o Jack só existe o quarto e as coisas da TV são de outro planeta, dessa forma ele não sofre com tudo o que está perdendo do mundo.
Para a mãe do Jack a realidade é bem diferente... Ela foi sequestrada e está em cativeiro sendo violentada quase que diariamente por 7 anos.
A história começa no aniversário de 5 anos do Jack, então ele é fruto da violência que ela sofre, mas ela é uma mãe muito amorosa.
No livro acompanhamos o dia a dia deles e a sua fuga do cativeiro, que é protagonizada pelo corajoso Jack.
Bom... Fora ter me emocionado muito com a história e ter lido o livro em pouco mais de 1 dia. Eu não podia deixar de puxar sardinha para a minha área de atuação, né?
Vamos lá... A Mãe do Jack cria todo esse universo para ele e ela se preocupa com a alimentação, o bem estar físico e cognitivo do Jack. Então ela o ensina a ler e contar e soletrar e muitas outras coisas. Ele é um menino muito esperto e sabe muitas coisas.
Como o quarto é um espaço pequeno, quando eles saem, o Jack começa apresentar problemas motores. Ele esbarra em tudo e cai com frequência. Isso é o resultado de ter crescido em um lugar pequeno. Ele não desenvolveu noções de espaço, mas isso pode ser concertado com o tempo.
Sobre o aspecto social... O Jack detesta que outras pessoas, além da Mãe, encostem nele. Ele também encontra muita dificuldade para falar com outras pessoas.
A mãe do Jack também encontra desafios nesse sentido. Se passaram 7 anos, são 7 anos de violência e isolamento e as pessoas mudaram, o mundo mudou e ela também.
Também tem a parte da mídia tocando um terror psicológico...
No livro eles falam sobre algo muito interessante também que é a plasticidade cerebral. Isso quer dizer que o cérebro tem a capacidade a se adaptar a funções.
Ex: Pessoas que perdem a fala podem adaptar outra área do cérebro para reaprender a falar.
Ah sim... O sequestrador é um caso a parte, ele age com frieza e planejamento de todas as suas ações. Não acredito que ele seja um psicopata, mas ele pode apresentar algum grau de sociopatia, mas não temos informações suficientes no livro para afirmar nada.
Pra quem está com medo de ler por ser uma história pesada... Não fique.
Quem conta a história toda é o Jack. Então apesar de todo o drama o enxergamos pelos olhos de uma criança de 5 anos.
Isso foi muito legal para mim, pois apesar dele ter me irritado quando fazia pirraça, me ajudou a entender como a mente infantil processava algumas informações.
O filme foi lançado nos EUA no ano passado, eu assisti logo depois de ler o livro.
Ele será lançado aqui no Brasil esse ano.
Bom... Para quem gosta de vídeos... Eu fiz um explicando tudo isso que eu falei.
Nossa Mariana, que resenha maravilhosa! Eu amei, mesmo! Não apenas nos deu uma rápida visão sobre o livro, que muito chamou a minha atenção e pretendo ler com certeza, também nos apresentou um foco diferenciado pelo lado psicológico e pedagogo da situação. Isso foi imensamente interessante em termos de aprendizado pessoal.
ResponderExcluirEssa questão do comportamento dele, a forma como ele age e reage a tantas novidades e também a necessidade de superação pessoal é muito legal. Meus parabéns pelo enfoque que deu e pela forma como apresentou cada ponto psicológico.
Menina, só de ler sua resenha já me deu um embrulho no estômago. Acho que não estou preparada psicologicamente para lê-lo, por mais que a história tenha me interessado demais. Vou guardar esse nome pra quando eu estiver menos sensível, sei lá. Juro pra vc que minha cabeça tá até girando depois desa resenha.
ResponderExcluirOi, olha pela sua foto ali ao lado, você tem mesmo cara de professora pedagoga! Mas este livro é bem chocante, hein? A mãe fazendo o melhor que pode pela vida do menino, mesmo passando pelas mais cruéis das situações. E claro que ele mesmo vivendo numa vida de "sonhos", teria suas consequências. Puxa, que coisa difícil para ler. Se eu encontrar este livro, vou comprar! Obrigada pela ótima dica!
ResponderExcluirBeijos,
Greice Negrini
Blogando Livros
www.amigasemulheres.com
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro parece ser maravilhoso, nossa!
A premissa é bem forte eu fiquei muito curiosa com essa história.
Incrível o que uma mãe não faz por um filho né? Fingir toda uma história para que o filho não perceba o que está perdendo trancado nesse quarto e também para que ele não perceba que ela é abusada constantemente.
Espero e quero muito realizar essa leitura! Bacana ser narrada pelo Jack, o que deve dar um ar mais leve a leitura.
Beijos :*
http://www.livrosesonhos.com/
Já ouvi falar desse livro, de quão bem escrito ele é e como a história é tocante. Sua resenha veio a reafirmar tudo que eu já sabia. Mas eu tenho uma dificuldade com esse tipo de literatura, eu me envolvo demais e sofro demais... E saber q existem pessoas no mundo q fz isso com as pessoas me deixa ainda mais abalada... Parabéns pela resenha muito bem escrita passou perfeitamente qual é a ideia do livro.
ResponderExcluirBlog Mundo de Tinta
Uma amiga minha tinha mencionado sobre esse livro há uns 3 anos e eu lembro que tinha ficado muito perturbada (o que automaticamente já quer dizer que fiquei louca pra ler). Tinha sido num ano de Bienal e lembro que não consegui achar o livro na feira. Depois disso meio que deletei da memória e cá estou pensando "AAAAAH ESSE LIVRO!!!" hahaha
ResponderExcluirAdorei sua resenha e adorei a forma como você relacionou com a psicologia (E também adorei a musiquinha de fundo do vídeo, me lembro os jogos do Mário <3).
Quanto ao filme, acho que vou acabar dispensando. Mas o livro eu ainda quero! E dessa vez não vou deletar da memória.
Beijão!
Um Metro e Meio de Livros
Depois que eu assisti o trailer de O quarto de Jack eu fiquei muito afim de ler a obra. Já conhecia ela, mas acabei esquecendo que eu queria ler. Quero fazer a leitura antes de ir assistir o filme!
ResponderExcluirA trama é muito intensa e dramática, eu adoro este tipo de história, não vejo a hora de ler!
beijos
www.apenasumvicio.com
Olha eu já não curto livros pesados, mas tu disse que é de boa.
ResponderExcluirPode até ser que eu leia para poder conhecer.
Eu gostei bastante da maneira como desenvolveu a sua resenha
e também como falou dos personagens. Me parece ser um livro realmente muito bom.
Fiquei sabendo também que vai sair um filme sobre ele né? Espero poder assistir, mas vou pensar antes para ver se tomo coragem para fazer a leitura, porque se não me engano eu acho que tenho o livro em ebook. Mas mesmo assim valeu pela dica.
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-o-principe-dos-canalhas.html
Ola lindona que livro com temas densos hein, mas pensando que a narração seja feita por Jack de 5 anos abrande um pouco isso, estou bem intrigada com esse livro, e toda parte emocional do personagem, como uma criança de 5 anos ve toda essa situação ? Já quero ler, ótima resenha e dica. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
:o :o :o :o e mais carinha de chocada :o
ResponderExcluirQue livro com uma temática forte heim? Por causa da sua resenha acabei de adicionar o livro no skoob como meu desejado. Eu realmente curto livros assim, e com toda certeza já sei que vou me emocionar do inicio ao fim.
Acho que o mais interessante é o fato dessa história ser contada pela criança. Eu realmente preciso do livro.
ÓTIMA RESENHA
http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/
Oiee ^^
ResponderExcluirLi uma resenha desse livro na semana passada, e me lembro que a blogueira que a escreveu também gostou bastante. "Quarto" parece ser um livro cheio de emoções, acho que nunca li nenhum livro com uma premissa dessas. Gostei bastante. Não sabia que tinha sido lançado um filme dele *-*
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oi, cada resenha que eu leio desse livro, com vontade eu fico de le-lo, ainda q eu saiba que a leitura mecheria bastante com meu psicológico, mas a temática me deixa curiosa.
ResponderExcluirQuero ler, quero assistir ao filme e olha ainda bem que existem blogueiros, porque se fosse só por essa capa eu nunca me animais por essa leitura.
Beijos.
Não tenho problema com livros que tratam de assuntos mais "fortes", na verdade adoro lê-los! Quarto parece ser uma estória emocionante e muito bonita, além de bem melancólica também. Gostei imensamente do seu post e saber seu ponto de vista sobre o livro e tudo o que ele tem a oferecer. Estou tão curiosa para conhecer o Jack que provavelmente irei acabar assistindo o filme primeiro. Do qual, aliás, tenho lido muitos comentários positivos.
ResponderExcluirBeijos!
http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/
Ual! Não sabia que o livro se tratava de um tema tão complexo.
ResponderExcluirNa verdade infelizmente sou dessas pessoas que quase sempre compram um livro pela capa e essa se parece tanto com um livro de não ficção que eu li um tempo atrás. Que acabei ignorando-a. Mas fiquei bem interessada na leitura, quero ler assim que possivel.
bjs
A capa dá um clima de ser uma história mais leve, o que fez sentido quando você mencionou que a história é narrada pela criança. Esse livro me pareceu ser um livro bem real de tema pesado, como a forma de enxergar o mundo que a criança foi ensinada e como isso é maleável na infância, pena que a forma da narrativa faz perder um pouco do sequestrador. Mas vou ficar de olho pelo menos no filme!
ResponderExcluirhttp://deiumjeito.blogspot.com.br/
Oiii
ResponderExcluirNossa fiquei sem palavras com a sua resenha!
Sua visão sobre o livro e a maneira que você a expôs, me deixou com muita vontade de ler o livro.
Achei a capa tão simples,mas tão representativa.
Obrigada pela sugestão, obrigada por me mostrar um livro tão significativo quanto esse.
Beijos.
Gostei muito da temática proposta pelo autor para esse livro. E gostei muito da sua resenha também, você conseguiu expressar muito bem a sua opinião sobre o que leu. Quero muito poder conhecer essa obra, mas caso não seja possível através do livro, eu provavelmente conhecerei através do filme :)
ResponderExcluirValeu pela dica!
Realmente é uma história pesada, porem tenho certeza que é envolvente, essa mãe é muito corajosa apesar de tudo que sofre ela ainda consegue mar seu filho mesmo eles sendo fruto de um sequestrador, seria legal conhecer a forma que uma criança pensa, ou ate mesmo como elas vÊ AS COISAS A SEU REDOR JÁ QUE O LIVRO É NARRADO POR JACK.
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Eu simplesmente amei essa história, queria muito lê-lo, mas algo que me deixou muito feliz é que vão fançar o filme aqui no Brasil, e eu não vejo a hora de assistir, claro que eu queria ler antes, mas se não der, eu assisto o filme primeiro, não tem problema :D Obrigada por essa dica Beijos
ResponderExcluirSthe - Blog
http://leesoncre.blogspot.com.br/
Oi!
ResponderExcluirApesar da atmosfera tensa que envolve a narrativa, com certeza leria.
Gosto muito de livros com temas policiais e de crimes e acho que o fato de envolver uma criança deixa tudo mais interessante
Não conhecia o livro, mas gostei muito.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu tenho visto muitas pessoas falando super bem desse livro, e fico feliz que você tenha gostado, e que o livro não seja tão pesado por se contado do ponto de vista do Jack. Espero ter a oportunidade de o ler em breve.
Olá... tudo bem???
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar nesse livro, mas confesso que fiquei surpresa com o enredo principalmente porque a narrativa se dá através dos olhos da criança, gente como deve ser a cabeça desse menino vivendo nessa violência toda... 7 anos é muita coisa... não posso e nem consigo imaginar o sofrimento dessa mulher... achei bem interessante a proposta... que bom que aproveitou bem a leitura... Xero!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirRecentemente li uma resenha desse livro e fiquei bastante interessada na leitura.
Gostei muito da sua análise e do que falou dos personagens. É bastante lógico que o Jack tenha problemas de locomoção. Mas, gostei de saber que a mãe o ajudou.
Sua análise só me deixou mais curiosa para ler o livro.
Beijos
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Oi Mariana, sua linda, tudo bem
ResponderExcluirEstou com o coração super apertado, pois essa poderia ser real. Quantos casos são noticiados, de pessoas que ficaram anos e anos em cativeiro sofrendo todos os tipos de abuso. Quando você começou a falar, lembrei um pouco do filme A vida é Bela. Você vê o tamanho do amor de uma mãe como ela, que não sei aonde encontrou forças para criar seu filho e ainda mais tentar mantê-lo longe de todo esse terror. Amei sua resenha e adorei o livro, preciso ler!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oie, estou louca para ler este livro, por causa do teor psicológico dele. E tudo que a mãe fez para protege-lo. Me parece um livro muito interessante.
ResponderExcluirBeijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Nossa que livro heim, deve ser muito interessante ver todo esse drama abordado pelos olhos de uma criança, e bem diferente também diga-se de passagem, mas entre o livro e o filme, acho que ficarei com o filme, não por não ter gostado da sua resenha, mas pelo simples(sqn) fato de estar com livros mais do que atrasados, incluindo os de parceria, mas achei otimo você ter gostado, afinal e isto que importa.
ResponderExcluirBeijos
Nossa esse livro tem a temática forte e emocionante que só em ler a resenha fiquei apreensiva com a história. Já está anotado na minha lista de livros desejados. Parabénssss pela resenha Mari (PS: tbm sou mari ) kkkk
ResponderExcluirBeijos!
Oiee, Creio que já vi a capa deste livro, mas não me lembro de ter lido nada a respeito dele. Achei o tema pesado é claro, mas gosto de desafios e ler coisas que me deixem desconfortavéis ás vezes. Deve ser algo bem triste, mas de grandes ensinamentos
ResponderExcluirBeijos da Fê
As Catarina´s
Fanpage
Instagram
Oie!
ResponderExcluirAo mesmo tempo que traz uma história narrada pelos olhos de uma criança, nós vamos saber tudo o que está acontecendo, o que traz ainda mais emoção e intensidade para a história. Eu ainda não li o livro, mas estou curiosa para conferir e me emocionar com o drama desse garoto e da mãe.
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Olá,
ResponderExcluirEu achei bem interessante a história.
Até pensei que seria uma narrativa pesada, mas como é narrado por uma criança tão pequena.. com certeza, iria me emocionar!!
Parabéns pela resenha
beijos
Conchego das Letras
Caramba, Marina, gostei MUITO do livro! Que história!! Adoro livros assim e sua resenha me deixou muito, muito curiosa. Acabei de passar o link pra 4 amigos falando "Olha isso!!" rsrs. Vou já ver o preço dele hahahaha. Muito obrigada pela dica, irei comprar com certeza.
ResponderExcluirBjo
www.viciadosemleitura.blog.br
Ooi! Eu assisti ao trailer do filme, e achei que a mãe era mantida em cativeiro pelo esposo, não por um sequestrador e que era abusada :o eu não gosto de ler livros que tratem sobre abuso (qualquer tipo de violência), mas fiquei feliz ao ler que o livro é narrado pela criança, ameniza e muito o enredo em si.
ResponderExcluirParabéns pela resenha! Bjs
Oi,
ResponderExcluirCaramba sua resenha me deixou mt curiosa, meu unico receio era ser uma hist mega barra pesada. Mas, saber que é narrado do ponto de vista de uma criança me deixou mais tranquila. Vou anotar a dica, pois parece um livro que nos ensina uma grande lição de vida.
Bjs!
Fadas Literárias
Oii,
ResponderExcluirSou bem curiosa para ler esse livro.
Já tinha visto uma outra resenha sobre ele, e gostei bastante.
Espero lê-lo em breve.
beijos
Olá!
ResponderExcluirNão o conhecia, mas achei bem interessante a premissa. Vou anotar na minha lista antes que saia o filme, para que eu possa ler e comparar.
resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
Oi!
ResponderExcluirEsse tema de violência sexual, psicológica e física e bem forte, li recentemente Menina morta-viva, e juro que me senti muito mal, mexeu muito comigo, mas não arrependo de ter lido, acho que o mesmo vai acontecer com esse, é bom ter conhecimento e noção do que se passa na cabeça de pessoas que sofrem e tem suas vidas influenciadas de certa forma por essa violência.
Beijos, Emy
www.blogpsicoses.blogspot.com.br
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não li o livro, mas assim que comecei a ler a resenha percebi que conhecia a história por causa do filme, que ouvi falar muito por causa do Globo de ouro.
Eu estou querendo assistir o filme, mas agora fiquei interessada na leitura do livro também. Acho que vou chorar com esse livro, a carga dele é muito dramática.
Parabéns pela resenha.
Beijos
Leitora Sempre
Olá querida.
ResponderExcluirTudo bom?
Já tinha ouvido falar desse livro e a história é bem forte, acho que o autor quis suavizar um pouco e fez um garoto de 5 anos contar a história.
Imagino como ele deve ter se sentido desnorteado ao sair do cativeiro junto com sua mãe.
Gostei de suas ponderações.
Beijos
Mariana, tudo bem? Nossa que resenha de livro incrível, com certeza vou adicioná-lo à minha lista de leitura, porque gosto muito de livros assim, mais realistas que dá pra refletir muito na nossa vida!!!
ResponderExcluirVocê já "Passarinha"?? Eu comprei recentemente para ler, mas conta a história de uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido da perda...
Acho que seria uma leitura muito interessante para você que é psicopedagoga!!!!
Parabéns!!! Continue esse blog tão lindo =)
Um bjo
Keyla - Blog Leituraterapia
Nossa, que história forte! Fiquei comovida com a situação do Jack e, principalmente, da mãe dele, que consegue ser uma mãe amorosa mesmo sendo violentada. Imagino que deva ser bem mais tranquilo ler a história pelo ponto de vista da criança, mas ainda assim, dá o que pensar. Anotei a dica, e vou ler.
ResponderExcluirTatiana
Mesmo o narrador sendo a criança, o tema é pesado, e nossa fiquei sentida com a história, apesar da sua resenha revelar o essencial, fiquei realmente curiosa para saber, não costumo ler livros com essa pegada, mas tem aqueles que são especiais e de que alguma forma nos chama e foi o caso com esse livro, preciso sim lê-lo! Uma dúvida, no livro é descrito o nome da mãe? Ou é descrito dessa forma mesmo, como Mãe de Jack? Pergunto, porque li um livro neste mesmo estilo e o narrador também não revelada o nome de certo personagem, achei curioso isto.
ResponderExcluirhttp://www.daimaginacaoaescrita.com/
Olá! Confesso que fiquei morrendo de medo dessa história! Mas suas dicas me deixaram morrendo de vontade de ler o livro! Vai entrar agora mesmo para a minha lista! Adorei seus pontos de vista sobre os personagens e a forma como explicou a história! Valeu a dica!
ResponderExcluirAbraço!
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Nossa!!!
ResponderExcluiresse livro é bem chocante!!! não gosto muito de ler esse estilo não...meio que me assusta sabe! achei bem triste e tudo o que remete à tristeza e sofrimento e não gosto muito....
Mas, ainda assim achei a tua resenha muito interessante!!! Não conhecia esse livro ainda, e sempre é bom conhecer novas leituras!
bjs
Olá!
ResponderExcluirEu já tinha visto uma resenha sobre esse livro é gostei da história. Vendo pela sua resenha já deu pra saber com mais detalhes como a história é desenvolvida.
Adorei a sua resenha e espero poder ler o livro em breve.
Beijinhos!
https://eraumavezolivro.com.br