quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Sob um olhar psicopedagógico #07 - O Coringa de Heath Ledger

Olá queridos!



No último dia 22 de janeiro completou-se 8 anos da morte do ator Heath Ledger, ator esse que eternizou, na minha humilde opinião, o Coringa nos cinemas.

Como homenagem póstuma a esse ator tão incrível, eu e Willian fizemos o "Sob um olhar Psicopedagógico" dessa semana sobre o Coringa interpretado por ele.

O vídeo para quem é de vídeo...

Texto para quem é de texto

NOTA: O Coringa que nos referimos aqui é referência ao filme The Dark Knight lançado no Brasil em 2008, apesar de já ter 8 anos de lançamento, se não quiser spoiler eu alerto para ter cuidado ao ler esse post.
Também gostaria de deixar claro que não utilizamos de outros filmes ou HQs como referência para fazer esse vídeo.

Para 90% das pessoas o que vou falar agora será irrelevante, mas sinto que tenho de considerar que nem todas as pessoas conhecem o personagem.
Então vamos lá: O Coringa é um vilão do Batman, já teve diversas interpretações nos cinemas e nas HQs, pra mim, ele é o pior vilão.

Acredito que qualquer um que conheça o personagem possa ter a ideia de que ele é no mínimo insano, né?
Bom... O Coringa de Heath Ledger é o homem que quer ver as coisas pegarem fogo.

Vamos a alguns fatos importantes:

1) Ele tem um dom grande de manipulação.
2) Ele não se importa em ferir, matar, magoar ninguém.
3) Ele tem um trauma no passado, mas não revela qual é, confundindo sempre as pessoas quanto a isso. Esse trauma pode ter desencadeado a psicopatia nele.
A psicopatia é uma doença mental e existem muitos casos conhecidos onde a doença foi desencadeada por traumas do passado.
4) Não liga para padrões sociais nem regras.
5) Não sente empatia nem por si mesmo.

Gente... Pelo que eu falei já deu para perceber que minha conclusão é de que o Coringa é um psicopata.
Então vou explicar um pouco mais sobre o assunto para quem se interessa.

O Psicopata não sente empatia, mas isso não significa que todo psicopata é um assassino, o que não é o caso do Coringa.

Então, todas essas características do Coringa que vão desde a manipulação e premeditação de seus crimes me levaram a essa hipótese da psicopatia.

Heath Ledger foi sensacional ao captar a excrecência do personagem. Em 2012 foi publicado um diário do ator onde ele escrevia durante o tempo de preparação para o papel, algumas coisas nesse diário são bem perturbadoras e o ator chegou a se trancar sozinho durante um mês, pois queria que o personagem entrasse em sua cabeça.

Heath Ledger morreu de overdose e em alguns textos encontrei que ele tomava anti depressivos, não sei a veracidade dessas informações, mas há teorias de que a interpretação desse personagem mexeu muito com a cabeça dele.

O ator recebeu também uma homenagem póstuma pela atuação em The Dark Knight e foi, sem dúvida, uma grande perda para o cinema.

E vocês... O que acham do personagem?





21 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Eu adorava o ator já vi muitos filmes com ele e até hoje quando vejo algum passando assisto pra matar a saudades!
    O papel de Coringa foi sem dúvidas o melhor de sua carreira, sua atuação é incontestável, ele deu tudo nesse personagem.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, minha mãe é psicopedagoga, e apresentei o blog pra ela. Simplesmente AMOU aqui, foi até a primeira postagem do blog haha e pra ajudar ela gostava desse ator...Maravilhosa a sua postagem, me deu saudade de ver esses filmes.

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Eu lembro de ter lido, não sei se é verdade, que o jack nicholson avisou ao Heath Ledger sobre os perigos de interpretar o coringa, em como o personagem entra na cabeça. Bem, como eu disse, não sei se é verdade. Mas que ele está muito bom nesse papel, incontestável.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei sabendo mesmo da morte do ator na época e disseram que ele
    ficou assim por conta do personagem Coringa do filme, mas eu sabia que não tinha nada haver com isso. Ele já tinha outros problemas por trás né? Acho que todos os famosos nesse mundo artistico tem e acaba caindo nessa deprê. Mas achei legal tu abordar acima sobre o que se passa na cabeça de um psicopata, apesar que nem gosto de ler mto porque sou mto impressionada miga rs...Mas mesmo assim é legal para os leitores saber o que significa e como eles agem.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-ps-ainda-amo-voce.html

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Gostei muito do post. Eu estou a estudar psicologia, e não sei bem porquê, mas a psicopatologia é um dos assuntos que mais me interessa. Vu confessar que não gosto do Batman, então nunca vi um filme dele, e apesar de também já ter ouvido falar do Coringa, não sabia muito sobre ele. Mas agora fiquei super curiosa. Não há nenhum filme ou livro que fale apenas sobre esse personagem? Sobre a história dele?
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido e visto falar sobre o Coringa, mas não me aprofundado totalmente. Gostei da maneira do post, super bem explicado. E nunca assisti nada do ator que eu me lembre, assim que tiver um tempo, vou procurar algum filme.

    Beijos
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi. rudo bem??

    Vou te confessar: eu adoro o Coringa, é um dos vilões que mais gosto, adorei a atuação do ator e agora com o lançamento do "Esquadrão Suicida" estou ansiosa pra ver a atuação do Jared, ainda não esqueci do Coringa do Ledger. Adorei o post e adorei poder conhecer um pouco mais desse vilão.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. particularmente, acho o Coringa um vilão ímpar e na interpretação de Ledger ele ganhou um novo ar, mais sinistro e sombrio que o de JN [apesar de eu gostar muito dele tbm].
    Até hoje eu lamento a morte dese hômi TT_TT ele era um ator excelente, e já tinha lido sobre o personagem ter perturbado o coitado e muitos atribuem sua morte a suicidio... =/

    gosto de pesquisar sobre psicopata e afins...

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Já sabia do fato de o autor ter se trancado num quarto para fazer o Coringa, mas não sabia dos antidepressivos. É uma pena que ele tenha morrido, era um ator e tanto. O Coringa é um dos meus vilões favoritos, já imaginava que ele era um pouco "louco", mas acho que nunca parei para pensar se ele era um psicopata ou não *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-arwen.html

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Concordo com você sobre o Coringa ser o pior vilão. Um verdadeiro manipulador psicopata.
    Heath Ledger era um ator que eu gostava muito e desempenhou muito bem o papel, com certeza o maior destaque de sua carreira. Eu não sabia que ele tinha se trancado num quarto para fazer o Coringa. Querendo ou não, acho que acabou ajudando, mas não acho que isso tenha colaborado para o fim que ele teve, vai saber né...
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu adoro essas suas análises, sempre me fazem refletir e até conhecer algumas pessoas do meu redor.
    Eu não tenho muito medo de filmes de terror ou personagens que remetem a isso, mas O Coringa me dá arrepios, acho que, justamente, pelo fato de ele ser manipulador e não se importar em machucar ou matar pessoas.
    Você conseguiu analisar muito bem o personagem, parabéns.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Adoro ver suas análises.
    Gosto muito do quão bem construído é o Coringa. Muito manipulador e sem qualquer consideração pelas pessoas. Acho um dos melhores vilões.
    Adorei saber mais detalhes.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  13. Esse ator vai ficar eternizado como o Coringa, né? Demais o papel que ele fez. Eu conheço o personagem, e até gosto dele. Não propriamente do que de ruim ele pratica, mas como vilão, acho ele bom, sabe?
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Nossa, 8 anos já?! Como o tempo passa rápido! Eu lembro quando deu a noticia da morte dele, e eu fiquei triste, pois sempre admirei o trabalho desse ator. Gostei muito desse post, que é uma homenagem para um ator tão bom, que perdeu a vida precocemente.
    Bjs!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Mariana, acredita que eu não assisti ao filme que tem o Coringa ainda? claro que já ouvi falar muito e agora vendo a sua opinião que ele é um psicopata, faz bastante sentido. Fiquei bem curiosa para conhecer, já que eu gosto de personagens meio loucos! hahah

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi, menina eu ainda não assisti ao filem, mas tenho uma grande curiosidade. Eu acho esse personagem um dos mais complexos da história do cinema. Achei seus impressões super interessantes. Concordo com você, ele é um psicopata

    ResponderExcluir
  17. Oooi! Tudo bem?

    Nossa, o Heath Ledger era um ator sensacional, e sinceramente duvido que algum coringa vá se equiparar ao dele. Ele se entregou ao personagem de uma forma sem igual, e vimos o quanto isso o afetou. Obvio que não podemos culpar somente o papel pelo fim tragico dele, visto os problemas que ele já tinha, mas que foi um marco importante, não há como negar.

    Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá... tudo bem??
    caramba, gostei muito da postagem, porque eu adorava esse ator e ele foi uma perda dolorida... pra mim nem tanto, mas senti sim a sua morte... em Batman ele foi o melhor coringa de todos que tentaram fazer o papel... nunca vi um ator interpretar tão bem assim um personagem... tanto que assisti várias vezes o filme por causa de sua excelente atuação.... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu só me tornei fã do batman depois dessa série de filmes. E esse ator, na minha opinião personificou totalmente o coringa. Eu adorei esse abordagem que vocês fizeram da personalidade dele. Eu adoro ler sobre psicopatas, serial killers e tal, e achei fantástico o post. Tá chegando um novo Coringa por aí, tô mega curiosa pra saber como o ator vai levar esse personagem, porque convenhamos, não vai ser fácil superar a atuação do Heath.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  20. Fiquei com medo desse coringa ele meio que faz me lembrar de palhaço e eu tenho medo de palhaço eu me lembro desse filme muito bem e compartilho as mesma opiniões principalmente o fato d e ele ter sido o melhor coringa.

    ResponderExcluir
  21. Oi, flor!
    Eu adoro o Batman e essa trilogia de filmes foi incrível! Eu adorei esse ator e acho que ele conquistou o merecimento (mesmo póstumo) que merecia na interpretação desse papel. Gostei da sua análise. Acho que foi prudente ao dizer que o Coringa seria um psicopata. De fato, há comportamentos que nos fazem crer nessa hipótese.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin