sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Sob um olhar psicopedagógico #06 - Eric Cartman

Oi Gente!


Depois do recesso, voltamos com o Sob um olhar psicopedagógico.



O personagem da vez é o Eric Cartman de South Park.


Sobre o vídeo...

Quem conhece South Park, sabe que é uma série em animação que tem um estilo de humor bemmmm ácido. Então eu não recomendo para pessoas que são mais sensíveis e levam as piadas muito ao pé da letra.

O personagem em questão, Eric Cartman, é um dos protagonistas da série. Vou deixar registrado aqui minhas principais observações sobre ele.

1) Eric é uma criança sem limite algum, ele mente, rouba, manipula, faz o que quer e quando quer. Só tem a mãe e a mesma é uma mulher que gosta de ter uma vida sexualmente bem ativa. Esse fato já causa certo desconforto em Eric.A mãe não consegue ter pulso firme com ele em momento algum e em determinado episódio ela contrata super nannys, mas nem elas conseguem dar jeito no menino.  Por fim, é um adestrador de cães quem coloco o menino nos eixos, mas após ser rejeitada pelo sujeito, a mãe de Cartman acaba com todo o trabalho feito pelo adestrados e faz Eric virar o mesmo menino mimado e sem limites de sempre.

2) O Eric é descaradamente xenofóbico. Ele tem uma implicância épica com o Caio que é o judeu da série e tudo de ruim que acontece na série ele sempre culpa o Caio por ser judeu. Fora essa perseguição com os judeus, o Eric desconfia de qualquer um que seja de outro lugar que não South Park.

3) Por ser uma criança muito inteligente e sempre conseguir o que quer, muitas vezes as pessoas o veem como referencial para resolver problemas insolúveis, isso só estimula a falta de limites dele.

4) Eric tem forte potencial para ser um psicopata infantil. Tem um episódio onde ele planeja assassinatos de forma fria e calculista e de forma que ninguém possa incriminá-lo. Sem jamais sentir remorso por suas ações.

5) Tem também a questão do peso do Eric. Ele é o único gordinho dentre os amigos, o que também está relacionado a mãe dele que o deixa comer tudo o que quer.

6) Depois de tudo isso não preciso nem dizer que Eric Cartman faz bullying sem freio, né? Ele pega muito no pé do Kenny por ser pobre. Está sempre apontando os defeitos dos outros, ou qualquer coisa que não condiz com o que ele acha o certo.

Sei que parece uma história muito sem noção, mas tem episódios muito engraçados. Os palavrões são livres e estão presentes em todos os episódios. 

South Park é uma série de críticas e não se importa em incomodar, eles falam o que querem e muitas vezes da pior forma possível. Acho impossível assistir essa série sem se incomodar em algum momento, mas pra mim isso faz parte.

Não recomendo deixar crianças assistirem, mesmo sendo uma animação, é feito para adultos!

Para completar, só posso dizer que Eric Cartman é um personagem muito complexo se pararmos para analisar suas nuances. Todos os seus exageros tem fundamento, basta a gente parar para observar um pouquinho.

Beijossssss!

44 comentários:

  1. Nem eu que sou adulta me sinto confortável assistindo a esse desenho. Eu já reparei nesse lance de xenofobia quando assisti a uns episódios aleatórios que passavam na TV. É muito legal ver a análise de um personagem por uma profissional, pois muita gente não consegue enxergar nas entrelinhas desses desenhos e acabam deixando seus filhos assistirem. O que pode influenciar nas atitudes deles... Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Genteeeeee que série de animação é essa????? kkkkkk
    Eu não conhecia não, acheiiiii ---- estranho.
    Não sei se é para mim, mas enfim, é sempre bom adquirir conhecimento. E humor também é algo essencial na vida do ser humano.
    Eu gostei do post e do vídeo. :D

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    eu não conhecia essa série e também não devo procurar.
    Como você disse que é mais voltado para o público adulto e tem palavrão, eu não gosto!!
    Mas é uma série de criticas, sem se importar com nada.. bom saber!!
    Obrigada pela orientação.
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  4. Eu já assisti alguns episódios tem alguns vários anos. Assumo que nunca gostei muito. Claro que na época eu não parava para analisar a fundo a personalidade de cada bonequinho nem nada, eu apenas os achava maus, sem noção e desbocados. kkkk
    Concordo plenamente quando você diz que não deve ser visto por crianças, apesar de ser uma animação. Ele definitivamente não foi feito para elas e, sem foi, provavelmente o cara não estava muito bom das ideias ao tomar tão decisão.rs.
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  5. Eu sou louca por essa série!!!! dou altas gargalhadas e concordo com tudo o que você falou. Não é para o público infantil, é uma animação sim, mas para gente grande rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca assisti um episódio inteiro e nem pretendo porque eu acho que sou uma dessas pessoas sensíveis que acredita que determinados assuntos não devem servir de conteúdo para piadas. Acho a serie um relaxo de conteúdo e traço, porque são desenhos bem mal feitos.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?
    Sei que o desenho não é para crianças, e também não recomendo para as mesmas. Contudo, apesar do palavreado, do humor ácido e de certas cenas bastante esquisitas, eu adoro o desenho. Me divirto bastante e dou altas gargalhadas. Para mim é isso, é só um desenho animado, não tiro nada dele para trazer para a minha vida.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Confesso que nunca me senti curiosa para assistir esse desenho, mesmo com todos dizendo que é muito divertido, e tem um humor ácido. Eu já peguei alguns pedaços enquanto mudava de canal, mas não prendeu a minha atenção. E realmente, não é um desenho para crianças, rs.
    bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Nunca consegui gostar desse desenho..até assistia algumas partes aleatorias mas só.
    Tenho amigos que nossaaaaaaa eram viciados nesse desenho..nas partes que eu assistia até me divertia um pouco mas não foi aquele desenho que me cativou!!! Hoje em dia são poucos os que gosto de ver!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/12/titulo-irmandade-perdida-autor-anne.html

    ResponderExcluir
  10. Realmente esse desenho é engraçado, mas não consigo amar tanto assim esse tipo de humor. Acho chocante algumas cenas, rsrs. Meu noivo é viciado, nunca vi. E olha que ele é a pessoa mais mau humorada que eu conheço. hahahaha
    Gostei de você fazer uma breve análise do personagem, muito legal ficou!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Olha eu sinceramente nunca assisti.
    Eu não sei se veria, mas pelo que tu comentou e pelo video
    me parece ser bem divertido mesmo. Acho que vou tentar dar uma olhadinha, porque
    eu gostei desse video por incrivel que pareça. E ainda bem que tu falou pra não mostrar para criança, porque já tava pensando no meu sobrinho de 5 anos rs

    Mas mesmo assim vou dar uma conferida. Gostei da indicação.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/renovamos-com-geracao-editorial-muita.html

    ResponderExcluir
  12. Oi, eu adoro animação pra adulto e esseé um gênero que tem se difundido bastante no mercado, com séries famosas como Os Simpsons, Adventure Time, entre outras essas duas que eu citei, acho até mais leves que South park porque são mais sutis, usam frases de duplo sentido e fazem críticas sociais, que as crianças acabam não entendendo, enquanto Soth park fala bastante palavrão. Esse assunto rendeu uma baita discussão na universidade, ano passado fizemos um seminário sobre isso. Muito legal receber o ponto de vista psicopedagógico sobre o assunto.
    beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari, tudo bem?

    Nunca tive muita vontade de assistir a essa animação, já assisti a algumas cenas, mas foram o suficiente para não despertar meu interesse... acho exagerada demais e com certeza causa desconforto, mas tem que goste não é. Esse personagem parece ser bem complexo, cheio de problemas, e de uma certa forma, assim como o desenho como todo, apresenta uma grande crítica social.

    Gostei bastante do post e achei bem interessante essa análise que você fez dele.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Oi, eu realmente não gosto desse desenho/animação ou seja o nome que for. Acho de muito péssimo gosto e não vejo a menor graça em nada do que tem nele. Então realmente é algo que não me atrai e definitivamente mesmo entendendo o porque dele ser assim não me faz gostar nada :/ Mas para quem gosta, é uma boa curiosidade!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Eu adoro esse tipo de post, já até disse aqui que é muito legal isso de ficar analisando os personagens.
    As vezes assistimos as coisas e nem paramos para analisarmos eles. Eu nunca fui muito fã de SP acho que é legal pra ver um EP um ou outro mas não consigo assistir vários de uma vez porque acho muito pesado esse tipo de humor.

    Ótima análise!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Ooi,
    Eu adorei essa coluna, muito legal podermos conhecer os personagens de um ponto de vista mais preciso. Pessoalmente eu não gosto de SP, acho o desenho violento e o tipo de humor que ele aborda não me agrada.
    Vitória Zavattieri
    Corjas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Adoro suas análises. Sabe de quem eu gostaria ver? Do Severo Snape.
    Nunca gostei muito de assistir South Park - eu só gosto do rostinho deles, acho os bonequinhos tão bonitos rs. Mas, agora que li e conheci um pouco sobre o Eric, tenho certeza que não vou gostar :(
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Não sou uma pessoa sensível, às vezes consigo ter um humor bem negro, mas acho esse desenho muito idiota..kkk' Não conhecia o personagem, só tinha visto imagens dele antes, mas já sei que acabaria não gostando muito dele, sabendo que pratica bullying, rouba, é xenofóbico e tantas outras coisas que você mencionou.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Espero que sim. Amei, nunca tinha visto esse desenho, mas já vi esse personagem antes... Achei super interessante como você falou desse personagem, isso é o que eu mais gosto nos psicologos ou psicopedagogos :D mas é claro que eu só gosto quando não sou eu quem está sendo analisada kkkkk em fim, pode parecer estranho, mas o modo com você falou desse personagem, me deu uma vontade enorme e assistir o desenho. Beijos....
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá... sou sensível, mas gosto de humor negro, mas sinceramente não acho graça no desenho... na verdade não curto muitos desenhos por isso... esse nem faço questão de assistir, mas conheço porque o meu irmão adora e vira e mexe quando vou a casa dele lá está ele assistindo... Bom pelo que percebi em suas descrições esse menino é perverso e não tem um mãe que imponha limites e possa tirar isso dele... é triste.. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oiii
    Nunca gostei de desenhos com humor negro. Não assisto,pois acho que eles são muito maldosos.
    Sua publicação só ressaltou por que não gosto desse tipo de desenho,nunca chamam minha atenção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Oi, flor.
    Gostei muito dessa postagem. Parabéns por levar os leitores a refletirem sobre o modelo moral e comportamental desse personagem tão famoso. Eu assisti a pouquíssimos episódios desse desenho, tenho dificuldade em ver quaisquer coisas que não "acrescentem nada" à minha vida, sabe? Pois é... Lendo seus comentários sobre esse personagem, até me preocupa o tipo de humor que South Park traz. Quero dizer, qual é a lição que um personagem desse transmite? Enfim, gostei muito da sua perspectiva.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Confesso que não assisto esse desenho, não vejo muita graça, porque não faz o meu tipo, sabe? Mas achei interessante o post e a sua opinião sobre o personagem, e também concordo que crianças não devem ver, imagine só se todas resolvem agir feito esse personagem ai? kkkkkkk

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Mari lindona sendo bem sincera não gosto desse desenho, acho exagerado com um humor ácido, li sobre o personagem e não gostei rsss. Menina ando em um love com romance e séries como CSI, por isso nem passo perto de personagens como esse. ótima postagem e análise. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Nunca tive o interesse em assistir South Park, e depois desse post toda e qualquer vontade que eu tinha, sumiu. Quando assisto animações gosto mais daquelas bobinhas, sabe? Que ensinam algo importante, mas numa linguagem infantil, ou opto por assistir aqueles ainda mais bobinhos, tipo Bob Esponja, que te tão bobinho consegue ser engraçado. Definitivamente, esta animação não é para mim.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Ah, não acredito que o Eric tá aqui na sua coluna, que máximo, amo South Park! O humor é realmente bem ácido e com certeza muita gente pode se ofender com muita coisa se levar a sério, eu particularmente consigo me divertir bastante. Não tinha parado pra pensar na gravidade da situação do Eric, fiquei até baqueada quando você falou em psicopata infantil, não vi esse episódio em que ele planeja assassinatos mas não duvido de nada dele, realmente não tem limites... amei a postagem!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  27. Estranhamente eu nunca me dei bem com esse desenho, South Park, justamente por ele mostrar descaradamente os erros da humanidade como um todo sob as óticas de crianças. Como não assisti, nem assisto, analisar os personagens é praticamente impossível, mas sob seu ponto de vista, vemos que Eric não está nem um pouco sozinho no mundo... Triste realidade.
    Parabéns pelo texto, você trabalha muito bem!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  28. Já tentei assistir esse desenho mas sinceramente não curti. Não vejo conteúdo relevante nem para adultos e nem para crianças e a arte também não é nada atrativa. Como tenho criança em casa, passo longe desse tipo de desenho.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Mariana! :D
    Eu realmente não consigo assistir essa animação, acho que você me consideraria uma pessoa mais sensível... Esse personagem é insuportável na minha opinião e entendo que a animação traga uma certa crítica a sociedade, mas eu realmente não consigo.

    Beijos e até logo! :)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem ?
    Quando alguém fala algo sobre um programa de TV ou série eu sempre fico curiosa para saber mais p pelo simples fato de eu não assistir nada na TV. Como VC disse que o humor da série é bem pesado acredito não gostar sou bem c hasta nesses assuntos. Não sou fã de humor forte.
    Gostei da análise do personagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. OI!
    Eu não assisto esse desenho, masi fico indignada de ser algo que as pessoas deixam as crianças assistirem, principalmente aquelas de 8-15 anos, que ja tem um pouco de noção do que é certo ou errado.
    Mesmo tendo algumas partes de humor, já tentei ver e achei muito chato, igual os simpsons, acho esses desenhos de um tremendo mal gosto =/

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi, Mariana!
    Realmente, olhar os personagens já famosos sob uma nova ótica dá uma pirada. Eu nunca assisti a esse desenho, mas fiquei um pouco receosa. Tem mesmo que ter um olhar atento, especialmente ao se lidar com crianças. Adorei essa coluna e depois vou procurar ler os outros posts dela. Vai que percebo um desenho que amo de um jeito diferente?
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  33. OIiie,

    Que série de animação é essa? kkk Não conhecia, e eu me enquadro nas pessoas que são sensíveis e levam piadas ao pé da letra kkk Então acho que não vou gostar mesmo, e também creio que animação é para criança, ser puro e não conteúdo adulto.

    Bj

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Conheço o SP a muitos anos, volta e meio eu assisto. Nunca tinha avaliado o cartman assim, mas concordo em número gênero e grau, ele me irrita com a mania dele de querer ser melhor e pegar tanto no pé do coitado do kenny. É uma boa animação, mas também um pouco pesada, como você disse, afinal eles falam o que querem e as ações deles também contam para esse lado mais pesado. Acho um absurdo pais deixarem crianças assistirem. se eu fosse mãe só a partir dos 14 e olhe lá rs.

    Parabéns pela postagem!
    Xero!

    ResponderExcluir
  35. Oi Mariana, eu já ouvi falar muito dessa animação e inclusive desse personagem, é impróprio para crianças mesmo, e acredita que até eu não sinto vontade de assistir? seilá mas acredito que não faz meu tipo, talvez um dia eu dê uma chance mais para frente para o personagem.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  36. Pra mim é o tipo de desenho que é pra ver de vez em quando e quando to no clima. É bem ácido realmente e nem todos os episódios são engraçados ou talvez sejam engraçados lá fora, vai saber.
    Abraços
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  37. Olá!

    Gosto de SP, mas faz tempo que não assisto. No geral, esse desenho é bom porque nos faz pensar sobre as polêmicas. Muito boa essa sua análise, nunca tinha parado pra pensar.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Olá, eu não gosto muito desse desenho. Ele tem uma pegada muito pesada. Eu assisti um episódio uma vez e não me agradou de verdade. Acho que não deveria ser visto por ninguém.
    Gostei muito da sua postagem.
    Beijinhos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Eu já assisti esse desenho e não gostei, achei meio ridículo. E vendo a sua análise, fiz bem em não ter gostado.É impressionante como coisas passam batido quando estamos assistindo algo na televisão, nem sempre aquilo que estamos vendo é o que parece ser. Adorei o post!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  40. Assisti a alguns episódios quando era mais nova, mas não gostei muito, acho um pouco pesado...

    ResponderExcluir
  41. Oiee

    Já vi que sou uma das poucas aqui que adora South Park kkkk.
    Adorei seu post e a análise do Cartman. Concordo, todos os exageros tem um fundamento, basta observar.
    Muito bom!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. porque o kyle ta no post? ele é judeu!

    ResponderExcluir
  43. É um desenho que toca na ferida mesmo, mostra como é o comportamento do outro, no ponto de vista do outro. Pq existem pessoas iguais esses personagens, porém camufladas. E o Eric é um exemplo mesmo, quando ele quer algo se passa por bom menino, mas tá tramando algo por trás. O humor negro é escancarado, mas eles são bem realistas se analisarmos bem, eles criticam tudo pq pra eles não existe nada perfeito, leis e nem sistemas. As pessoas são cheias de criticar o que é diferente da cultura ou criação delas, e é isso que eles abordam, que nada é perfeito ou 100% bom ou correto do seu ponto de vista, pq pra mim pode ser bom e prazeroso mas pro outro não e vice e versa.

    ResponderExcluir

LinkWithin