quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Mas... O que é uma resenha?

Oi meu amores...



O post de hoje é para esclarecer algo muito importante... O que é uma resenha?


Recentemente recebi uma crítica de que o que eu faço aqui no blog não é resenha. Vou deixar a definição de resenha aqui para que possamos entender melhor, já que como blogueira eu leio muitas resenhas todos os dias e acredito que essa seja a realidade de muitos leitores desse blog.


Resenha é uma abordagem para a construção de relações entre as propriedades de um determinado objeto,  analisando-o, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. Resenha também é um texto que serve para apresentar outro, que seja desconhecido do leitor.

No jornalismo, resenha é utilizado como forma de prestação de serviço, é um texto de origem opinativa que reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o que está sendo analisado. O objeto da resenha pode ser de qualquer natureza: um filme, livro, álbum, peça de teatro ou até mesmo um jogo de futebol, e pode ser uma resenha descritiva ou crítica. Para apresentar uma resenha é importante dar uma ideia resumida dos assuntos tratados, apresentar o maior número de informações sobre o trabalho, para dar ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente.

Fonte: http://www.significados.com.br/
Quem não confia nessa fonte o mestre Google tem uma quantidade excelente de fontes que falam basicamente a mesma coisa.
Por que estou colocando isso aqui? 
Porque acho muito válido críticas, quando construtivas, mas tem gente que passa dos limites. 

Por mim tudo bem acharem chato minhas resenhas cheias de análises de personagens, mas isso é uma opinião pessoal e não pode ser generalizada nem mesmo dizer que minhas resenhas não são resenhas. 

Notem que dei ênfase em Análise na descrição, pois foi justamente disso que reclamaram.
Para quem ainda não conhece meu blog e quer ter uma noção do que estou falando vou deixar algumas resenhas listadas aqui.

Sob um olhar psicopedagógico #01 - Sheldon Cooper
Sob um olhar Psicopedagógico #02 - Ted Mosby
Sob um olhar Psicopedagógico #04 - Tony Stark
O que aprendi com Colin Bridgerton
Quarto - Emma Donoghue


Eu sou psicopedagoga e tento sempre trazer um olhar diferenciado sobre o que estou resenhando. Você pode gostar disso ou não, assim como não gosto de algumas resenhas que leio, ou porque acho chata, mal escrita, vaga, longa demais ou porque acho mais do mesmo, seja o motivo que for, se não gosto, ao menos eu respeito.
E para quem não está entendendo porque me dou ao trabalho de escrever tudo isso aqui, bom... Se eu não respondesse, não seria eu.
Acho que respeito tem que vir antes de qualquer coisa e como deletaram minha resposta onde o comentário foi realizado, estou postando no meu blog onde ninguém pode apagar.

25 comentários:

  1. Olá!
    Realmente, criticas construtivas é mais do que bem vindas. Agora comentários ofensivos (que deve ter sido o seu caso) isso já passa dos limites. Não tinha lido nenhuma de suas resenhas (acho) Mas espero que esse tipo de coisa não abale o seu trabalho, que você continue a crescer!
    Um Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari, eu adoro resenhas muito descritivas... Cada um tem seu jeito de resenhar, mas dizer que a pessoa não está resenhando só porque descreve bastante... acho que é a pessoa que criticou que não sabe, risos.
    Eu até incluo nas minhas resenhas reflexões, algumas coisinhas que escrevo sempre com menos de mil caracteres, essas reflexões são meio que o que aprendi com a obra. Nessa resenha do livro quarto, por exemplo eu provavelmente falaria sobre a nossa capacidade de se adaptar, sobre estarmos em um mundo limitado as vezes... em fim, algo do tipo, e sempre também junto com essa reflexão falo de personagens e pontos positivos e negativos, dentre outras coisas, como não conheço a capa da maioria dos livros, costumo comentar o título se me atraiu. Acho super importante isso em uma resenha.
    E gostei das suas continue sempre assim e não ligue para críticas.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Olá
    É realmente muito chato essas coisas né, eu também gosto muito de fazer mais a parte da minha opinião do que o 'resumo' e quando vou atras de resenhas é isso que procuro se quisesse resumo eu procuraria a sinopse. Mas respeito quem faz assim, cada um tem seu jeito.
    Só que hoje o que mais tem espalhado pela internet é gente querendo saber mais que o outro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Cada um escreve do jeito que gosta, se vai agradar.. aí não sei!
    Eu adoro uma resenha quando a pessoa coloca seus sentimentos. Não fazendo um resumo do livro.. pode até fazer um breve resumo, mas no fundo quero saber o que a pessoa achou!
    Parabéns pelo post
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari! Falou pouco mas falou bonito ;) (se tivesse como colocar palmas aqui eu colocaria)

    As pessoas pensam que por estarem em um local onde elas "tecnicamente" estão camufladas e não podem ser reconhecidas elas tem o direito de falar o que querem, com a desculpa da tal "liberdade de expressão". Mas eu tenho uma frase que guardo comigo e sempre utilizo nessas ocasiões: A minha liberdade vai até onde o direito do outro começa.
    Adorei seu texto, e que ele possa ser lido por essas pessoas que se julgam tão boas em resenhar a ponto de tentar denegrir o trabalho do outro.
    Sucesso pra ti, e parabéns pela coragem ;)
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Atualmente o principal problema é que todos na internet, sabem de tudo e melhor do que todo mundo, baseado apenas no que ele acha ou deixa de saber... (ah! e no Facebook). Acham que falar batatinhas é liberdade de expressão, sendo que quando falam, acabam provando que não tem expressão nenhuma, muito menos base pra isso.
    É bom mesmo responder a coisas assim, pois se há base, há prova, nenhuma opinião rasa pode prevalecer. É de dar raiva isso, mas uma coisa temos de ter sempre em mente... seu público é seu público, se eles gostam, escreva para eles... quem não gosta que se lixe... rsrs... Você faz porque ama, porque gosta e é pro seu prazer, aqueles que gostarem vão sempre estar com vc...

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Olha eu acho que RESENHAS são variadas.
    Cada pessoa resenha de uma maneira diferente. Não tem porque as pessoas virem te criticar, porque é um ponto de vista seu. É sua opinião sobre o que você está escrevendo e isso de querer mudar a maneira que você escreve é BURRICE. Eu acho que cada um tem que fazer da maneira que acha certo e resenhar ao seu modo. Não se pode julgar as pessoas por conta disso. Olha no meu blog por exemplo, as minhas colaboradoras tem resenhas variadas...cada uma de um jeito diferente. Eu resenho de um jeito, Tamara de outro e assim por diante. Não dá pra ser IGUAL A TODO MUNDO. Não dá pra ter uma visão igual o das outras pessoas que resenha. CADA UM TEM O SEU e acho que você tá certa em fazer do seu jeito. Mas é que tem gente também que não sabe entender isso. Infelizmente. E achei legal sua postagem. PARABÉNS. A cada dia a gente aprende mais e mais sobre resenhas e isso é importante. Tenho que confessar que eu não me considero uma BOA RESENHISTA ainda, porque todos os dias estou aprendendo um pouco mais sobre isso, principalmente na maneira de escrever, por isso é um APRENDIZADO. Acho que tu tem que colocar o que tu achou e o que você pensa e pronto.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/50-fatos-literarios-sobre-mim.html

    ResponderExcluir
  8. Olá, acho muito bacana você postar sobre isso no blog, por que já vi muita gente querendo ditar regra sobre como a outra pessoa deveria escrever uma resenha, sendo que o termo resenha abre uma infinidade de possibilidades de estilo de escrita. E ainda temos que levar em conta que, quando o blog é seu, você pode postar o que você quiser (desde que esteja dentro das leis) e se alguém não gostou, que crie um blog e faça melhor :P .

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Eu acho que toda crítica é bem vinda, desde que sejam construtivas. Acho super desnecessário ir no blog ou em qualquer outra rede social, e sair destilando veneno, sendo que os argumentos escolhidos são ruins. Nem todo mundo escreve da mesma maneira, e ainda há aqueles que querem de expressar e não sabem como, e por isso acabam não tendo uma resenha muito boa, porém isso não é motivo para falar mal, se quer mesmo ver uma mudança, dê dicas a pessoa de como seria melhor elaborar uma resenha.
    Não estava acostumada com as suas resenhas, até porque não conhecia esse estilo, mas essa é a sua marca registrada, você faz algo diferente das outras, e acho que por isso algumas pessoas estranham, mas gosto da forma como cria resenhas e por ser psicopedagoga isso influencia no seu modo de ver os personagens, o que para mim é normal.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Opinião é opinião, cada um tem a sua, e respeitar é preciso.
    Ninguém escreve da mesma forma, se fosse assim não haveria necessidade de visitar blogs ou sites pra conhecer as diferentes opiniões e colher informações, já que cada um destaca aquilo que achou mais interessante e importante.
    Você tem seu estilo, seu jeito, e o cantinho é seu, não deixe que ditem como deve ser.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito de resenhas descritivas e sobretudo, que deixem bem claro a opinião de quem está resenhando. Quando leio a resenha de um livro ou filme, espero encontrar a opinião de quem escreveu e sim, quanto mais informações sobre os personagens, mais conteudo eu terei para avaliar se a obra, seja ela qual for, vai se enquadrar dentro dos generos que curto. Enfim, achei seu texto mega pertinente!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá... tudo bem??
    Bom eu leio muitas resenhas diferentes, na minha concepção resenhar é falar o que achou de determinado assunto, falar um pouco dele, mas dizer sua opinião sincera do que achou. Sim tem resenhas grandes, médias e até pequenas... tem resenhas de livros que gosto e que não gosto... tem resenhas com muitos erros de português e outras perfeitas, mas nem por isso quando não gosto, falto com respeito e gostei muito de sua atitude em falar isso aqui no seu cantinho... acho muito válido... acho que existem maneiras respeitosas de falar que não gostou de algo... ainda mais quando se trata de algo pessoal com relação ao outro... já passei por isso... e ignorei... porque percebi que o problema não era exatamente comigo... enfim... continue com suas resenhas... gosto de suas análises, mesmo quando não as compreendo... acredito que por ser psicopedagoga... você vê as coisas de forma mais analítica e repara nos detalhes e eu gosto disso... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Eu gosto bastante das suas resenhas, são bem diferentes das que eu sempre leio, e acho interessante você falar bastante sobre os personagens e fazer suas análises sobre eles. Ajuda a entendê-los melhor. Suas resenhas não são chatas, são interessantes e muito bem escritas, o blog é seu, então você tem o direito de escrever o que e do jeito que quiser :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/novidades-de-janeiro-josy-stoque.html

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    Muiiiito legal esse post. Acho que resenha é querendo ou não, algo pessoal, cada um faz uma forma que acha melhor. Eu particularmente acho uma forma interessante como você faz, sempre analisando tudo. Muitas vezes eu não coloco na minha pois eu acho longo demais e acaba ficando cansativo sabe?
    Acho que tem que ser uma coisa atrativa para os leitores.
    Mas como citei, é algo pessoal e cada um faz de um jeito.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Adorei a postagem, e já vi muitas resenhas que ultrapassam a linha do respeito, simples coloque sua opinião pessoal sem ofender, sem denegrir, incite os leitores a lerem e ter sua opinião. Uma vez li uma resenha que a blogueira escrevia não leiam, achei um absurdo. Basta seguir com sua opinião baseada no respeito. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Ah querida uma coisa que aprendi com meus sei lá quantos anos de blogueira (mais de seis) é que só vale a pena pegarmos críticas positivas mas posso ser sincera? No fundo eu amei esse post porque é bom sabermos tecnicamente o que é porque colocamos muitas resenhas em práticas diariamente não é mesmo?
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá linda,

    É o mesmo problema que passei um tempo atrás. Uma dita cuja ia no facebook dizer que minha resenha era muito profunda e blá blá. Disse para eu focar na parte física do livro e eu calmamente disse: Não estou vendendo produto e sim qualificando o conteúdo.

    Nunca mais a linda apareceu!


    Gosto de analisar e não vender um livro por causa de uma capa ou determinada editora.

    Beijos!
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-o-ultimo-dos-canalhas.html

    ResponderExcluir
  18. Oi Mari, acho super válido sua colocação referente um assunto que vem sido notório. Visão cada um tem a sua, assim como a maneira de se expressar. Não tenho nada contra críticas, mas sim quando servem para melhorias e não para deixar aquela sensação de "não sabe resenhar, não deveria está fazendo esse tipo de coisa". Vejo inúmeros comentários nos blogs que visito que sinceramente não valem nem à pena a discussão, é nítida a implicância.
    Cada um expõe a SUA OPINIÃO sobre qualquer obra, é sua, o canal de comunicação serve apenas para mostrar o seu pensamento sobre determinado assunto/obra, nem todos são obrigados a concordar, é claro, mas maldizer algo porque não é da forma que você quer me faz pensar, isso para mim não é nem digno de ser chamado de crítica.
    Parabéns pelo texto!
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  19. Olá! Adorei a sua postagem. Fui conferir suas postagens - nomes como Sheldon Cooper e Tony Stark chamaram minha atenção, hahah - e não entendi o motivo das críticas. Cada um tem seu modo de resenhar e, por mais que cada um goste de uma coisa e que não seja possível agradar a todos, penso que muitas pessoas tentam encontrar defeitos onde não existe e acredito que seja assim com o cidadão que te criticou. Dizer que o que você faz não é resenha com certeza é passar dos limites e achei digno você responder desta maneira. Parabéns pelo texto e sucesso com seu blog!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  20. OI!
    Achei muito importante você abordar isso aqui, pois é sempre bom receber críticas construtivas, mas tem umas que são um porre kkkkk
    Acho muito bacana essas analizes que você faz, e justo, afinal o nome do seu blog já diz que é algo diferenciado, que você colocará sua profissao para analizar melhor o personagem, e isso é o que torna bom, pois as vezes não conseguimos analizar nada disso.
    Parabéns pelo texto :)

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Achei esse seu post muito bom e útil. Apesar de eu já resenhar a um bom tempo eu não fazia ideia do que realmente é uma resenha. Acho que no seu lugar eu não saberia como responder o individuo. Sou a favor de sempre criticas construtivas, pois você aponta o erro da pessoa e a ajuda a melhorar o que estava errado. Outros tipos de criticas são feitos apenas por pessoas pequenas que tem o intuito de deixar a outra pessoa para baixo. Admiro batante a sua classe de vir no seu blog e trazer essa resposta de forma elegante e que além disso esta trazendo ótimas informações.

    Beijinhos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  22. Jura que reclamaram? Eu gosto muito das suas resenhas! E ainda que não gostasse, você tem razão, eu teria a obrigação de respeitar. É o mínimo que se espera de pessoas educadas e minimamente civilizadas! Mas não se importe com isso, continue dando o seu melhor, pois é isso que realmente importa, que faz a diferença. Afinal, se temos um blog para falar sobre as nossas impressões de leituras feitas, que seja do nosso jeito, e cada um tem o seu, né? A-do-rei a postagem!!!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu não lembro se li alguma resenha sua, mas de qualquer forma fiquei bem irritada ao ver que falaram isso para você, tem gente por ai que se acha o inteligente e sai criticando todos, né? Resenha é algo bem pessoal, cada pessoa tem um jeito de escrever a sua e não é porque a sua é diferente da minha forma de escrever que vou falar que você não escreve resenhas, né? Enfim, adorei você ter feito esse post.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Poxa que chato reclamarem de resenha para ser necessário explicar o que é uma resenha, já tinha lido sua resenha de "Quarto" e eu gostei muito da forma que você abordou os assuntos da trama.

    Para mim uma resenha já tem altas chances de ser boa quando quem a escreve entende o que é resumo, resenha e o limite do que deve ser contado para não atrapalhar a experiência de quem desejar ler o livro, conhecer o filme ou a série, e para ser uma resenha de destaque depende de quão bem o resenhista escreve e fim.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Adorei o tema do post.
    Acho que resenha é uma coisa que vem da alma e cada um tem seu jeito de resenhar, uns são mais detalhistas outros só citam os aspectos básicos, ninguém pode julgar sua opinião.
    Não sabia que você fazia análise de personagens, vou ler os que você deixou aqui, pois acho bem legal, principalmente do Sheldon e do Ted Molsby.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin