terça-feira, 6 de setembro de 2016

Por que não sou obrigada a me associar? ABPP (Associação Brasileira de Psicopedagogia)

Olá!!

Como sabemos, infelizmente, a psicopedagogia ainda não é reconhecida como profissão e não possuímos um conselho de classe.

Então os psicopedagogos contam apenas com a ABPP (Associação Brasileira de Psicopedagogia) e o SINDPSICOPP (Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil)



Hoje eu vou falar apenas da:


ABPP (Associação Brasileira de Psicopedagogia)

Segundo o art 5° parágrafo 20 da constituição  "Ninguém poderá ser compelido a associar-se ou permanecer associado"

Mesmo assim eu quis me associar, ou melhor, eu procurei saber quais seriam as vantagens de ser associada.

Acontece que eu vi muita gente falando que é obrigatório ser associado para exercer a função de psicopedagogo e que você precisa da carteirinha que eles te mandam, mas na verdade não é! Até porque, na carteirinha vem apenas o número do CBO e todo psicopedagogo tem direito a usar esse número, como eu já expliquei nesse post AQUI.

Quando eu vi o valor que custa para ser sócio, eu desisti. Se fosse me associar hoje, o valor seria de R$ 340,00 em uma única cota.
Até pensei em fazer um esforço, mas como os benefícios não me chamaram tanta atenção, eu desisti de novo.

Os benefícios são: Descontos nos eventos e afins, promovidos pela ABPP e o seu contato para ser incluído na lista de psicopedagogos deles, eu não me interessei tanto assim.

Enfim... A verdade é que se associar é uma escolha e não uma obrigação. Você pode sim exercer a função de psicopedagogo sem ser um sócio da ABPP.
O que mais me incomoda são as pessoas dizendo que se você quer fazer as coisas corretas você tem obrigação de se associar, acho até falta de respeito alguém falar isso, quando a lei é bem clara.

Então se você viu as regras e as vantagens e se interessou, vai lá e se associa, mas se você só fez isso porque falaram que é obrigatório, então não renove para o próximo ano, pois você não é obrigado.

Depois eu vou fazer um outro post falando do SINDPSICOPP, que também não é obrigatório ser filiado, mas que eu acho um pouco mais vantajoso. 


Se você gostou desse post, não se esqueça de deixar a sua opinião e compartilhar sua experiência comigo. Se você não concorda comigo, então deixe a sua opinião também, mas não se esqueça de ser educado. ;)





7 comentários:

  1. Concordo, associação e sindicato não são conselhos para ser obrigatório. Concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu posicionamento. A ABPP identifica-se como Associação sem fins lucrativos, mas, é apenas um sindicato. O valor que cobram é alto. Não é Conselho mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Concordo. Agora se você achar bonito/interesante ficar o númerozinho na frente do seu nome igual nas demais profissões CRPP no final, aí vale a penas, do contrário não.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com vc! Gastamos nosso dinheiro,e até hoje a situação é a mesma,nada avança! Tou fora! Obrigada pela postagem!

    ResponderExcluir

LinkWithin