sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Como evitar que meus pacientes faltem?

Olá psicos!

Sabe quando você está naquela expectativa de ter novos pacientes, que seu consultório bombe e você preencha todos os horários?
Aí o telefone toca, é alguém querendo marcar uma consulta. Vocês acertam o dia e a hora e.... O paciente não aparece. 





Isso aconteceu comigo algumas vezes e posso dizer que foi algo bastante desagradável.

Então seguem algumas dicas para evitar que essas situações ocorram.

1) Quando a pessoa já é seu paciente, coloque em contrato que faltas terão que ser avisadas com até 24h de antecedência. Caso contrário, você não irá repor a consulta.
Essa tática funciona muito bem quando você faz um tipo de contrato onde o cliente paga pôr mês, uma espécie de pacote.

OBS: Não se esqueça de ser humano. Imprevistos acontecem e tem casos que mesmo o paciente faltando sem avisar você tem que repor. Então avalie bem a situação.

2) Atrasos são complicados e podem prejudicar outros pacientes.
Ex. A consulta tem duração de 50 min. O horário de início deveria ser às 9h da manhã, o paciente se atrasa e chega às 9:20. Nesses casos eu costumo atender até as 10h, dando assim uma tolerância de 10 minutos, mas mesmo assim o paciente perde alguns minutos. Não ultrapasse o horário estendendo até depois das 10h, pois não é justo com o próximo paciente.

Gente... Sei que pode parecer um pouco rigoroso, mas só quem passa por isso entende e a gente precisa respeitar todos os pacientes de forma igual. Não dá pra ajudar um e atrasar o outro que chegou no horário. 


3) O caso mais complicado é o das avaliações. Partindo do princípio que o paciente ainda não te conhece e não tem contrato com você, muitas pessoas marcam e não aparecem.  O que eu tenho feito é cobrar 50% do valor da avaliação antes, seja por depósito bancário ou boleto. Como a pessoa paga antecipado uma parte, elas não faltam.
Muitos desistem? Sim. Mas acredito que esses que desistem seriam as pessoas que já me dariam um bolo de qualquer forma.


Escrever isso tudo é um pouco complicado. Quem tiver tempo e paciência pode assistir o vídeo que vou deixar aqui, onde explico melhor como faço no meu consultório.
Aproveitem e se inscrevam no canal. AQUI 


Mas me contem... Alguém aqui já passou por isso? Eu certamente já e muito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin