quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Educar dói - Um breve relato

Olá!

Vamos conversar sobre como é complicado e dolorido o processo de educar os filhos?
Vou contar uma experiência recente com o Bento.

Por aqui, nós fazemos uma espécie de cama compartilhada. Ele dorme no berço Montessoriano (Que é rente ao chão) e eu e o papai dormimos no colchão ao lado, grudadinho com ele.
Foi todo um processo para acostumar com esse esquema, mas já estava bem adaptado a dormir no bercinho dele tinha uns meses.

Acontece que no ano novo nós viajamos para a casa da vovó e lá dormimos os três em uma cama de casal com o Bento no meio.
Resultado... Quando voltamos para casa, ele não queria mais aceitar o berço e tivemos que começar todo o processo de novo.

Foi muita conversa, muita paciência, mas teve uma noite que ele fez uma birra daquelas de bater as perninhas no colchão e tentar forçar a barra para pular pro meio da mamãe e do papai.
Naquele momento eu vi que não podia ceder, ou não conseguiria mais fazer o baby dormir no próprio canto.
Abraçamos muito, beijamos, conversamos e no fim ele parou com a birra, mas não quis mais saber de conversa com a mamãe e o papai, afastou nossas mãos e ficou lá deitado de bico.

Aquilo partiu meu coração, meu filho rejeitando meu carinho e claramente com raiva da mamãe.
Mas é aquilo, não da para agradar os filhos o tempo inteiro e a gente tem que aguentar os momentos de frustração deles.

Fui de mansinho, dando um cheirinho, dizendo que mamãe ama e estava ali do ladinho, expliquei que ele precisava estar confortável para dormir e a mamãe e o papai também. Aos poucos ele foi aceitando minha aproximação e se aconchegou no berço para dormir.

Eu confesso, passou pela cabeça ceder e deixar ele fazer o que queria. Seria bem mais fácil, né? Mas existem momentos que precismos mostrar limites para os nossos pequenos. Sempre lembrando de respeitar o tempo e o desenvolvimento deles.

E aí, mamãe... Vocês passam por isso também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin