quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Sob um olhar Psicopedagógico #09 | As ilhas da personalidade - Daytripper e Divertida Mente

E aí, Psicos!

É com muito prazer que hoje venho falar para vocês sobre duas obras tão diferentes, porém com tanto em comum.


Estou falando da animação Divertida Mente e a HQ Daytripper.


É só dar play no vídeo para entender o que elas tem em comum.

Não gosta de vídeo? Eu explico escrevendo...

Vou começar falando sobre Divertida Mente, uma animação que nos traz o centro de comando na mente de uma menina desde o seu nascimento.
O comandantes dessa mente infantil são: A Alegria, que claramente é a líder, a tristeza, a nojinho, o medo e a raiva.
Cada um desses personagens tem um papel na personalidade da menina, sendo a Alegria a personagem mais ativa e preocupada, ela quer sempre que a menina esteja feliz o tempo inteiro.

O bacana é que começamos a pensar que ninguém pode ser feliz o tempo inteiro, certo? 

Eles também controlam as memórias da menina e algumas delas são memórias tão importantes que constroem "ilhas". Essas ilhas nada mais são do que traços da personalidade da menina.
A animação segue seu curso e a Alegria se vê sozinha com a Tristeza, a quem ela sempre desprezou, em uma aventura e aos poucos ela descobre a importância da Tristeza na vida da menina, nos fazendo refletir o quão bem os sentimentos precisam estar equilibrados para nossa saúde mental.

Vemos também que de acordo com o amadurecimento da menina, as memórias vão saindo com um misto dos sentimentos. Entendi isso como algo harmonioso, como se seus sentimentos estivessem em sintonia lhe causando certa saúde mental, o que não acontecia quando eles estavam competindo por espaço.

Agora Daytripper
Daytripper é uma HQ de autoria nacional. Me atrevo a dizer que foi a melhor HQ que eu já li na vida!
Bom... Ela conta a história de vida de um jornalista e a cada capítulo encerra uma fase da vida dele.

Agora a forma como esses capítulos são encerrados e sensacional e não posso contar pra não dar spoilers, mas é muito bom.
Diferente de Divertida Mente, Daytripper é uma história voltada mais para o público adulto, é preciso certa sensibilidade para entender a história e como aquela série de acontecimentos culminam na formação da personalidade do jornalista.
A arte é impecável também, assim como a diagramação da HQ. Recomendo a todos que curtem histórias com significados mais profundos.



O que essas duas histórias tem em comum?
Bom, cada uma a sua forma, nos mostra o quão nossas experiências são responsáveis pela nossa visão de mundo e os traços da nossa personalidade.
Somos, assim, a soma de nossas experiências e influenciados pelo meio em que vivemos.
De acordo com nosso amadurecimento passamos a entender melhor nossos sentimentos e a lidar com eles, entendendo que todos são importantes, por mais que achemos, às vezes, que a felicidade deveria ser a estrela central de nossas vidas.
Achei bem legal também que, por vezes, uma dose de tristeza aguça a criatividade e a arte.

Enfim... Quem conhece essas histórias não deixe de dizer se concorda ou não. Quais as lições que tiraram delas? Recomendam?

Estou sempre em busca de histórias com significados, então estou aberta a sugestões também.

bjsss


18 comentários:

  1. Olá, eu só conhecia Divertidamente mas nunca assisti, acho a história muito interessante e tenho curiosidade em assistir. Já Daytripper eu não conhecia mas gosto muito de HQ e pelo que vocÊ falou eu iria amar essa história. Achei bem bacana o seu post trazendo algo em comum entre duas histórias totalmente diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhh adorei conhecer os comandantes da mente da criança, nojinho é ótimo kkkkk
    Nunca tinha lido algo sobre esse filme tão explicadinho, agora sim estou convencida, vou assistir.
    O HQ eu não conhecia, mas fiquei curiosa, gostaria de saber mais sobre ele.
    Amei o post.

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Não conheço nenhuma das histórias rs mas tenho muita vontade de assistir Divertida mente.
    Certeza que se eu visse posts aleatórios sobre o filme e o HQ citado, eu não faria uma associação hahaha Sou tão desapegada aos detalhes :P
    Adorei o post esclarecedor.

    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Olha tenho que confessar que gostei bastante desse filme, pois eu estava doida para assistir e sinceramente me surpreendeu toda a estória sabe? Eu achei tão fofo. De começo não havia entendido sobre a tristeza, mas realmente o sentido é que a gente não é 100% feliz o tempo todo. Que temos problemas, ficamos chateados e tudo mais. Então achei bacana a ideia que eles usaram para o filme sabe? Adorei, acho que todos deveriam assistir.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-rouxinol.html

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu post.
    Já assisti Divertidamente e amei, mas essa HQ nunca tinha ouvido falar.
    Como você falou, pelo menos foi minha impressão com o desenho, a história é bem voltado para adultos, acho que as crianças não conseguiram entender a complexidade da história!

    Beijos
    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!
    Assisti DivertidaMente e aminei super colorido, engraço e que traz uma mensagem simples mas importante. Como disse precisamos de todos os sentimentos para moldarmos o que somos, uma forma de criar parâmetros e saber com as situações adversas da vida. Recomendo muitíssimo. Parabéns pela postagem, gosto muito desta sessão.

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Esse com certeza foi um dos melhores filmes que eu assisti no ano passado. A grande lição que eu tiro do filme é que não dá pra "vilanizar" a tristeza. Ela não é de todo negativa e pode sim, contribuir em algumas situações.!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Divertida Mente é um filme incrível, em minha opinião e traz, com ele, muitas lições. Nossas maiores e melhores lembranças não precisam ser apenas alegres, pois, um dia, a alegria pode ir embora e aí ficamos sem opção. O fato de a personagem ter crescido e, principalmente, ter tido suas maiores memórias com sentimentos mistos me fez ver o filme com um ar de amor e carinho, além de muito aprendizado.
    Ainda não conhecia essa HQ, mas achei muito interessante, vou pesquisar sobre ela.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Gostei muito de "Divertidamente", principalmente na parte em que a Alegria percebe que ela não pode dominar todas as lembranças da Riley, que ninguém é feliz o tempo todo. Achei a história da animação muito interessante. A HQ eu ainda não conhecia, mas fiquei curiosa para conhecer melhor, pois gostei do que você contou sobre ela.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá linda,

    Eu amo Divertida mente, porque mostra a construção de nossa personalidade e as consequências que chegam se não conseguimos filtrar bem nossas emoções e podemos perpetuar hábitos ruins diante muitas situações.

    Beijos
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não assisti Divertida Mente e nem conhecia a HQ. Curiosa para conferir os dois e tirar minhas próprias conclusões. Vi alguns comentários falando que a HQ deve ter complexidades que as crianças não entende, mas acredito que o próprio filme também tem mensagens ali que as crianças ainda não conseguem capitar. Certa vez li uma matéria sobre trechos de filmes, animações, que somente os adultos entendem. Sendo assim acredito que por mais que Divertida Mente seja vendido para as crinças, tem coisa ali que só um adulto mesmo para entender.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  12. Oi Mariana, eu já assisti Divertida Mente e me apaixonei pela animação, achei que o filme mostrou muito bem os sentimentos e as emoções das pessoas de uma forma leve e divertida. Agora eu não conhecia essa HQ ainda, e confesso que fiquei super curiosa, a relação das obras aguçou minha curiosa com essa HQ!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Oláá!

    Eu AMEI ter assistido Divertida Mente, acho que foi uma das melhores animações da Pixar justamente por esse modo de inserir detalhes que muitos de nós as vezes deixamos desapercebidos. Lembro que meu namorado achou uma animação triste, por mostrar o crescimento da personagem e o quão instaveis somos. Achei genial isso.
    Gostei da sua analise e não conhecia o HQ, mas é por não curtir o estilo da obra, então eu sempre passo. Mas se a temática foi bem parecida, vale a pena a leitura!

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem??

    Desde que eu assisti divertidamente, sempre fico pensando como deve realmente ser dentro da nossa cabeça. Achei muito legal a forma como explicaram na animação, e é impossível não se sentir feliz com alguma situação, e pensar que foi trabalho da alegria! Fiquei apaixonada pelo desenho, muito lindo e emocionante.
    Quanto a HQ eu não conhecia, mas só pela capa já dá pra perceber que o cuidado com as ilustrações deve ser maravilhoso!
    Adorei o post

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Woooow, adorei o modo como relacionou ambas as histórias, flor. Fiquei pra lá de curiosa com Daytripper e vou atrás o quanto antes dessa HQ, especialmente por saber que é nacional e que foi a melhor que leu na vida. Uau. Isso é demais. Eu gostei muito da animação Divertida Mente. Fiquei feliz por terem conquistado o Oscar.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Que linda análise.
    Esse filme é incrível. Não é a toa que ganhou o Oscar!
    Realmente precisamos de todos os sentimentos para sobreviver, pois não temos como ser apenas felizes.
    Acho que é a animação mais adulta que já vi.
    Adorei seu olhar sobre ele.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Oi, Mariana!
    Que legal você relacionar as duas obras!
    Divertida Mente me foi indicado por várias pessoas, me sinto até mal por ainda não ter tido um tempinho para assistir. Achei legal que a Alegria seja a líder, penso que, na vida, a ideia é essa né?
    Quanto à HQ, não tenho o hábito de ler, vou procurar para iniciar.
    Achei bacana a lição que você tirou das 2 obras, sobre as experiências que tiramos de cada circunstância que vivemos. Eu observo muito e percebo que um pouquinho de tristeza é essencial para que possamos enxergar outros caminhos, ou seja, utilizar a criatividade até mesmo para sair do que nos deixa tristes.
    Adorei o post!

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Concordo exatamente contigo. Ainda não tive a chance de ler a HQ, mas o filme sim, tem todo um contexto complexo por trás do enredo. Confesso que prestei mais atenção nisso do que na trama em si, afinal não se pode ser totalmente feliz, as personalidades juntas tornam a pessoa capaz de enfrentar tudo e de encontrar o equilíbrio em si mesma.
    Xoxo

    ResponderExcluir

LinkWithin