segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Sob um olhar Psicopedagógico #08 - A 5ª Onda

Olá Psicos!

Vamos conversar sobre essa história que está fresquinha nos cinemas?


Para que for assistir ao vídeo, fique atento aos spoiler, nós avisamos quando eles forem começar...
Não se esqueçam de se inscrever no nosso canal! Diário de uma psicopedagoga


O texto para quem é de texto....

Eu e o Sr. Bouças fomos assistir A 5ª Onda por uma leve pressão do nosso editor de vídeos, vulgo meu irmão, e não podíamos ter nos divertidos mais.

A bem da verdade, não foi um filme que curtimos, mas foi bem divertido porque fomos com a família e rimos bastante.

Não estou criticando a história, li 50% do livro e devo dizer que não estou no momento para histórias desse tipo. Encontrei muitos elementos clichês de histórias adolescentes e isso me cansou, pois já estou um pouco saturada do estilo.

De forma alguma isso significa que a história é ruim, eu apenas não estou no momento certo para ela, então se você curtiu, que bom! Se você não curtiu, que bom também porque uma experiência é sempre uma experiência.

A 5ª Onda conta a história de uma invasão alienígena ao planeta Terra. Essa invasão acontece em ondas e nesse primeiro momento NÃO vou dar spoiler, ok?

A primeira onda foi algo bem sagaz dos alienígenas, mas poucos morreram, apesar dos sobreviventes terem perdido sua zona de conforto.

A segunda onda foi brutal, matou muitos, mas foi bemmmm clichê.

A terceira onda foi uma espécie de ataque biológico e dizimou 2/3 dos humanos do planeta.

A quarta onda, que para mim foi a melhor, tocou fortemente no psicológico daqueles que sobraram e ela poderia ser o fim, mas é aí que começa minha análise na falha de raciocínio dos alienígenas.

A quinta onda é o mistério da história. Eu, particularmente, achei a quinta onda péssima, foi uma falha na estratégia dos aliens e acredito que eles deram um tiro no pé com isso. O Sr. Bouças discorda de mim e acha que foi uma excelente estratégia. Só vocês assistindo o filme ou lendo o livro para saber se concordam comigo ou com ele.

Para falar mais sobre o filme eu preciso dar alguns spoilers, então se você ainda não leu ou não assistiu ou não quer spoiler, bjsssss e quando quiser pode voltar para ler o resto. Nossa análise será sobre os alienígenas de A 5ª Onda.

SPOILERS

Não vou detalhar as primeiras 4 ondas, mas vamos conversar sobre a 5ª Onda.
Gente... Pra que dar treinamento militar para crianças quando os aliens tem tecnologia suficiente para exterminar os humanos restantes sem ter esse trabalho todo?

Eu achei uma estratégia muito furada isso, eles ensinaram as crianças a lutarem e não pensaram que elas podiam se voltar contra eles?

Outra grande falha de raciocínio deles, pra mim, foi não terem acreditado no poder da empatia. O personagem do Evan tá aí para provar isso, além de sofrer de dupla personalidade, pois claramente ele detém duas, a alienígena e a humana, o Evan é fortemente atingido pela empatia que é totalmente desconsiderada pelos alienígenas.

Isso me faz pensar no quanto subestimamos a afetividade e o quão importante isso é para a formação do caráter de uma pessoa.

Então nós analisamos essa falha no raciocínio dos alienígenas que começaram com uma excelente estratégia militar, mas acabaram por subjugar seus oponentes e isso pode ocasionar a derrota deles.

Só mais uma coisa... Quando o filme terminou eu tive a impressão de ter visto muitos detalhes semelhantes ao filme A hospedeira. Alguém que tenha assistido também ficou com essa impressão?

Beijosssss e até a próxima.

19 comentários:

  1. Infelizmente nem li o livro e nem assisti ao filme, sendo assim zero de opinião formada a respeito embora tenha meu lado curioso atiçado cada vez que leio uma opinião a respeito sendo bom ou ruim. Um abraço!
    http://www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  2. Quando o livro foi lançado, vi muitas pessoas falando muito bem dele, mas não tinha me interessado. Porém quando saiu o trailer do filme, fiquei encantada! Agora quero muito assistir e também ler.
    Vi muitas críticas positivas e negativas, mas acho que só assistindo para tirarmos nossa própria conclusão, não?
    Acho que estou no melhor momento para ler/assistir algo desse estilo, mesmo não gostando muito de histórias de aliens.
    Você ainda disse que te lembrou um pouco de A Hospedeira, e simplesmente AMEI o livro (gosto do filme, mas não é aquelas coisas), então tem uma chance maior eu gostar.
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom eu conhecia o livro e até tive a oportunidade de compra-lo dias desses mais acabei optando por um outro, não fazia idéia de que já tinha o filme, mais como ainda não li o livro deixarei para ver depois , espero gostar
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá... Ainda não assisti o filme, nem li o livro...
    O pouco que sei a respeito da história foi minha irmã quem me contou, ela assistiu o filme e odiou. Eu fiquei receosa, mas conforme ela me contava, fiquei com a impressão que você citou referente a algumas semelhanças com a hospedeira, além disso os pontos incoerentes que você citou fazem sentido mesmo. Já havia lido algumas críticas em que o fato do filme abordar uma história clichê o que acabou por me desanimar, sua resenha só confirmou a impressão que já tinha sobre o filme.

    Bjos
    Delmara Silva

    ResponderExcluir
  5. Poxa, é uma pensa que o filme não tenha lhe agradado. Eu ainda não vi, mas estou muito curiosa e é bem verdade que boa parte do meu interesse em das excelentes opiniões que tenho visto por aí. Deparei-me com a primeira impressão de uma pessoa que não tenha curtido tanto e pelo seu texto, posso ver sim algumas falhas, mas preciso ver e entender por mim mesma, eu acho que vá gostar, amo esse gênero e mesmo tendo clichês ou draminhas adolescentes, eu até que gosto. Enfim, gostei de sua opinião sincera

    ResponderExcluir
  6. Que pena que vocês não curtiram o filme, mas pelo menos se divertiram bastante, então já valeu. Já li o livro e estou louca para assistir a adaptação, ao contrário de você, é bem meu tipo de história (em todos os momentos da minha vida até agora... rs...), amo ficção científica. Sobre a comparação com A Hospedeira, falando apenas sobre os livros, achei algo completamente diferente... vamos ver se quando assistir eu mudo de ideia.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. este é um livro que quero ler antes de assistir o filme, mas como já sei quase o roteiro inteiro, acho que será inevitável não me desanimar com a leitura. Achei a premissa interessante, mas não é o tipo de livro ou filme que eu queira conhecer no momento. Observando suas opiniões, fiquei com a mesma ideia, que tem uns furos o enredo em si.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olha eu tenho que confessar que comecei a ler o livro em ebook e no meio já abandonei, porque o começo eu achei super confuso e a narrativa muitoooooooooooooooooooo parada. Me dava até sono pra tu ter uma ideia. Dizem que ele é maravilhoso e que vale a pena, mas sei lá, fiquei muito de saco cheio por conta da enrolação, principalmente porque sem aviso ficava mudando de passado para presente e isso meio que estava me incomodando. Acho que não estava no momento para fazer a leitura também, mas quero ver o filme primeiro para ver como é e depois penso se pego o livro de novo. O filme me parece ser bom, porque pelos trailers que vi parece ser muito bacana, mas vamos ver né? Nem todos gostaram. Mas mesmo assim filmes sempre deixa uma ponta solta. Sempre falta coisas, mas mesmo assim quando é muito bem estruturado vale a pena.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-cla-dos-4-guerreiros-3-fotos.html

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu não li o livro nem assisti ao filme. Eu fiquei saturada, porque a onde eu ia falavam nesse filme, em blogs e outras redes sociais até tinha um banner em um ponto de ônibus falando do filme, ai eu decidi que eu não iria ler nem assistir sobre ele até as coisas se acalmarem, porque, nossa, o tanto de propaganda que houve, e pelo jeito que eu percebi, não é grande coisa a história... kkkkk, mas uma coisa eu concordo com você, experiência é sempre uma experiência... e pelo menos você se divertiu com a sua família, beijos...
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Eu ainda não li o livro e não vi o filme, mas pretendo fazer em breve, pois a estória me pareceu muito interessante.
    Gostei da sua analise diferente sobre como os alienígenas são falhos, normalmente as pessoas não iriam parar para poder analisar isso. Apesar de receber esse spoiler, eu não vou julgar, vou tentar ler/ver e descobrir com qual dos dois eu concordo kkkk

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei bastante do livro, mas ainda não fui assistir o filme. Acredito que se os aliens tivessem esse pensamento de eles mesmo fazerem algo, não teria muita história, né? Acho que o bacana é ver os jovens como soldados. Enfim... Estou ansiosa para assistir a adaptação, espero que seja boa!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oi! Tudo bem?

    "Não estou criticando a história, li 50% do livro e devo dizer que não estou no momento para histórias desse tipo. Encontrei muitos elementos clichês de histórias adolescentes e isso me cansou, pois já estou um pouco saturada do estilo.

    De forma alguma isso significa que a história é ruim, eu apenas não estou no momento certo para ela, então se você curtiu, que bom! Se você não curtiu, que bom também porque uma experiência é sempre uma experiência."


    CARAMBA! Explicou certinho como me senti em relação ao filme. Até agora não sabia responder direito quando me perguntavam sobre a adaptação... HAHAH Agora achei um 'conceito'. E é bem isso mesmo. Não que a história seja péssima, mas há alguns percalços que me incomodaram bastante. Tudo que você apontou na parte com spoiler é o que eu me perguntei também... rsrs

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  13. Oie, vcs estão sendo precipitados. Se tivesse lido o mar infinito que é a continuação da quinta onda, descobriria que a quinta onda na verdade foi só mais uma jogada de mestre e bem brutal viu?! Nada parece ser o que é!
    Eu ainda não assisti o filme, mas li os livros e me apaixonei.... E não o achei clichê como vocês. E olha que acho tudo clichê. Vai ver que era minha vibe na leitura.
    Rsrs.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila! Entendemos seu ponto de vista, assim que sair o filme "Mar infinito" ou lermos o livro, faremos uma nova análise das informações apresentadas. Assim como na 5a Onda mudamos nossa análise durante o filme, o mesmo pode acontecer com o novo filme/livro.

      Excluir
  14. Eu gostei do livro e do filme. Já estou com o Mar Infinito para fazer a leitura também. Acho que talvez seja o momento mesmo que tenha atrapalhado você de curtir mais o livro e o filme, pois acredito que cada leitura tem o seu momento. Mas também acredito que leitura é questão de afinidade entre leitor e obra, e você pode não ter gostado porque não se afina com a obra mesmo. Quanto às semelhanças com A Hospedeira, eu não sei dizer, porque não vi o filme, nem li o livro.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  15. Eu vi os dois filmes e não achei tantas similaridades com A hospedeira, apenas o fato de serem humanos x alienígenas e que um deles resolve ficar do lado dos humanos por amor.
    Eu gostei de filme. Confesso que a parte deles conseguirem exterminar a maior parte da raça humana sem precisar tocar neles foi uma ótima estratégia e que depois treinar os humanos para matarem uns aos outros pareceu ilógico, mas eu optei por analisar isso mais a fundo de uma forma totalmente viajante e isso foi o que consegui:
    1 - Durante as primeiras ondas em momento nenhum os alienígenas se colocaram em risco ou se expuseram, talvez eles tenham problemas com a questão de combate corpo a corpo.
    2 - Eles já haviam lançado 4 ondas e não haviam conseguido exterminada aqueles indivíduos. Poderiam considerar que a melhor e mais efetiva estratégia seria usar as habilidades deles contra eles.
    3 - A questão da empatia... Menosprezar algo é a maior forma de se colocar em risco em relação aquele algo específico. Eles não acreditavam na empatia, logo para eles ela apresentava zero poder e nenhum risco. Devido à dupla personalidade do carinha, o lado "humano" dele prevaleceu e associado ao conhecimento e forças alienígenas acabou fazendo com que ele se tornasse uma ótima arma.

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Ainda não vi o filme, mas adorei os livros, tanto que foi uma das melhores leituras que eu fiz ano passado. Achei a ideia do autor bastante original, a maioria das histórias apocalípticas com alienígenas ou zumbis não mostra todas as fases da extinção humana, e o autor conseguiu fazer isso, dividindo o extermínio em cinco fases. Sempre achei que os alienígenas estavam treinando crianças para provar que eles tinham poder sobre elas, para mostrar que, de alguma forma, eles eram superiores, então poderiam roubar crianças aqui e ali e fazer com que trabalhassem para eles. Enfim, eu gostei.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Mariana!
    Você me causou um alivio e tanto... estou reclamando da estreia desse filme desde a PRIMEIRA divulgação, em seguida tiveram mais milhares e eu já não estava mais querendo ver o trailer desse maldito filme. Enfim, uma coisa que eu achei interessante é que ele, no livro, é voltado para a distopia e no filme é mais para a ação e aventura. Apesar de que ninguém tivesse falado que o fim era parecido com a hospedeira.. que deus nos ajude, ninguém merece...
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá,tudo bem?

    Adorei sua resenha e confesso que tive a mesma impressão de ser um filme/livro com "clichês de histórias adolescentes", por esse motivo não me interessei em ler o livro e nem ir ao cinema. Essa temática me cansa um pouco, na verdade muitooooooo!! Porque não tem nenhuma criatividade, conteúdo que faça com que os leitores possam refletir sobre o que leu ... então eu "pulo" a 5ª onda! Talvez assista o filme quando estrear na net rsrs

    Mas amei seu post e sua sinceridade, é sempre importante expor nosso ponto de vista no que escrevemos!!!

    Parabéns
    Bj
    Keyla - http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin