segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O Regresso

Olá Psicos!

Hoje vamos falar sobre esse filme tão impactante.

É só dar play para assistir as nossas considerações.
Não se esqueçam de se inscrever no canal -> Diário de Uma Psicopedagoga


O texto para quem é de texto...

O que mais prezo em uma história, seja em livros, séries ou filmes, são as motivações.
Sim... Pra mim, os personagens precisam ter motivos plausíveis para suas ações e eis que "O Regresso" nos regala com uma história onde motivação é um artigo em abundância.


Então vamos focar a postagem nas motivações dos personagens embasando suas ações.

OBS: NÃO daremos spoilers, o que falaremos aqui pode até ser visto de forma mais sucinta no trailer.


Motivação 1: Glass, personagem do Leonardo DiCaprio, tem um filho mestiço. A mãe do rapaz, sim ele já é praticamente um homem, foi assassinada. Ela era indígena.
O DiCaprio cuida com todo o afinco do filho e tenta mantê-lo em segurança, já que o preconceito era grande com os indígenas e o homem branco estava literalmente tomando o lugar.
Eles estão com um grupo que caça afim de obter peles para vender.
Acontece que um desses caras da caça encrespa para o lado do Glass e do filho. Ali começamos a perceber que o vilão é um covarde e age motivado pela AMBIÇÃO.

Motivação 2: Quando Glass é atacado por um urso e contra todas as estatísticas, ele sobrevive, os homens da caça o carregam pela floresta, mas não é uma tarefa fácil, já que ele não consegue andar, falar nem fornecer qualquer tipo de ajuda. Então os homens o deixam para traz sob os cuidados de uma pequena comitiva que consiste no filho e mais dois homens, um deles é o tal ambicioso.
Como mostrado no trailer, esse homem assassina o filho do Glass em um momento de COVARDIA.



Motivação 3: Novamente contra todas as estatísticas, Glass se recupera, o melhor que pode, sozinho no meio da floresta e tendo ainda a preocupação dos indígenas perseguindo qualquer homem branco que encontrem pelo caminho. Ele começa então sua saga pela VINGANÇA do assassino de seu filho.

Motivação 4: Existe um personagem, que não vou falar quem é pra não dar spoiler, que representa o telespectador, pelo menos a maioria. Ele age movido pelo MEDO, sabe que está tomando as atitudes erradas, mas o medo de morrer o faz seguir em frente. Não consegui julgar esse personagem, me perguntei várias vezes se teria feito diferente no lugar dele e não consigo encontrar uma resposta confortável.

O Regresso foi um filme que me tirou da zona de conforto. Com cenas agoniantes e dilemas como a questão do índio que teve sua terra invadida e a questão da busca pela sobrevivência.

Estou fortemente na torcida para que o Leonardo DiCaprio ganhe o Oscar esse ano, pois ele esteve incrível nesse filme.



29 comentários:

  1. Nossa estou doida para assistir o filme, acho que dessa vez o Leo leva o Oscar rsrsrsrrrs
    Não sei se eu leria o livro, nunca fui chega em livros de sobrevivência e personagens únicos =/

    ResponderExcluir
  2. Ola lindona quero muito assistir esse filme, ver a atuação de grande ator, e saber mais sobre o tema abordado no filme, adoro personagens que tem grandes motivações e vão a luta, se superam o que acredito ser esse caso. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu estou super louco para ver esse filme (assim como uns outros 4) mas está me faltando tempo nesses últimas semanas rsrs. Mas pelas suas indicações ao oscar não deve ser fraco não. É espero que o Leonardo ganhe o Oscar esse ano,
    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Ótimo post sobre o filme! Se eu já queria muito ver, agora então nem se fala! Parece ser realmente incrível essa história.
    Também estou na torcida pelo Leo! Só pelas cenas que vi no trailer a atuação do DiCáprio está incrível!
    Espero muito assistir em breve...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Acho que estamos todos torcendo pelo Oscar do Leozinho. Mesmo tendo amado a atuação dele nesse filme, eu não acho que seja a melhor que ele já fez. Sei lá, acho que O Diário de um Adolescente muito mais chocante (do ponto de vista da atuação do Leo DiCaprio). Achei o filme, o Regresso, mais impactante pela violência (e discordo por não ser tão violento quanto os filmes do Quentin, acho o Quentin mais sangue, O Regresso é mais AI MEU DEUS PARE DE MOSTRAR ESSA ÁGUA SAINDO PELO CORTE DA GARGANTA). Mas acho que esse filme vai ganhar pelo menos o Oscar de Melhor Fotografia, porque né, tá demais!

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  6. Vou falar que eu tenho medo do DiCaprio desde "O Aviador", ele me passou tão bem toda a depressão, ansiedade e confusão do personagem que sai do cinema passando mal e o filme nem tinha terminado. Então nesse filme que ele agoniza e sofre tanto já sei que ele vai introjetar tudo em mim através da tela e eu provavelmente vou passar mal de novo. Acredito que a atuação dele está maravilhosa e torço muito pelo Oscar dele também, mas estou com receio de ver o filme e acho que vou fazer isso quando sair pra Tv porque posso pausar, respirar e comer um chocolatinho para acalmar.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu ainda não vi esse filme mas estou com uma ansiedade enorme para ver, pelo trailer já é super instigante e acredito que eu vá gostar muito pois tem todos os atrativos que me fazem ficar vidrada na tela do cinema sem nem me mexer para pegar uma pipoca kkkk quero ver toda essa agonia e mesmo sem ter visto o filme eu já acho o Leonardo mais que merecedor desse Oscar

    ResponderExcluir
  8. Essa é a segunda resenha desse filme que eu leio e digo uma coisa. PRECISO ASSISTI-LO LOGO.
    Eu amo o Leo, adoro de verdade o trabalho dele e estou aqui na torcida para que ele ganhe o Oscar ♥♥♥♥♥♥ ELE MERECE.
    Primeiro, eu já ia assistir o filme por ter DiCaprio como protagonista e segundo por se tratar de uma história real. E os detalhes ditos aqui me deixou ainda mais curiosa.
    Ameiiiiiii o post.

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2016/02/divulgacao-lancamento-fada-madrinha-e.html

    ResponderExcluir
  9. Apesar de estar torcendo para o Leonardo DiCaprio levar o Oscar, eu não tenho vontade de assistir esse filme. Doido neh?
    Não é o gênero que estou buscando no momento.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  10. Apesar de estar torcendo para o Leonardo DiCaprio levar o Oscar, eu não tenho vontade de assistir esse filme. Doido neh?
    Não é o gênero que estou buscando no momento.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  11. eu assisti ao filme logo que saiu nos cinemas americanos. Achei um realese em HD e assisti. Foi uma experiência incrível, porque o filme é impecável tecnicamente. Eu fiquei de boca aberta com toda a produção. O filme todo filmado a luz natural, direção de arte, fotografia, figurino, direção de roteiro.... Tudo incrível. O diretor já levou um Oscar com Birdman, acho que leva novamente. E o Leo ganhou de melhor ator no Bafta, ou seja, as chances de levar no oscar estão bem altas. Torcendo aqui pra ele ganhar. O filme merece. É uma obra prima. Destaco o Tom Hardy, que mesmo com seus problemas de dicção, foi um puta ator coadjuvante. :)

    ResponderExcluir
  12. Olá, Mariana. Tudo bem?
    Ainda não assisti ao filme e vou esperar sair em DVD para poder assisti. Tenho visto ótimos comentários dele, mas sem tempo para ir ao cinema, infelizmente. Adorei seu post, mostra de uma forma diferente a impressão do filme onde analisa personagem de uma forma que as vezes não percebemos. O filme já ganhou alguns prêmios inclusive de melhor ator.

    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gente, é tanta gente falando e falando bem do filme que estou me sentido amarrada em um apedra por ainda não ter ido conferir. Sua motivação 4 me deixou mega curiosa e estou quase perdendo a dignidade e implorando por um spoiler. espero assistir o mais rápido possível.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Vi sobre os sacrifícios que o Leonardo teve que fazer durante as filmagens desse filme, como passar frio e comer carne, sendo vegetariano. Também torço para que ele ganhe o Oscar ♥ Mas, ainda assim, não tenho curiosidade de ver esse filme, assim como você, é fora da minha zona de conforto, e eu não estou muito animada para vê-lo ainda...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?

    Adorei a postagem e o vídeo! O Oscar está chegando e eu ainda não vi esse filme... Depois de ver essa postagem a minha vontade só aumentou hahaha Será que dessa vez o Leo leva a estatueta pra casa? Estou na torcida também ><

    Obrigada pela dica, assim que eu conseguir, vou correndo pro cinema assistir a essa obra-prima ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu estou vendo tantos comentários positivos sobre esse filme que estou com cada vez mais vontade de assisti-lo, eu também sou do clube do Leonardo, então estou sempre torcendo por ele! é bom quando um filme nos tira da zona de conforto e mesmo assim ele consegue nos agradar, sabe? por isso ele está na minha lista também.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Olha sempre gostei muito das atuações do Leonardo de Caprio, mas sinceramente não tive interesse em assistir esse filme não. Me parece ser muito bom e tudo mais, mas nem por isso é um tipo que me agrada. Eu acho engraçado uma coisa, por exemplo, tem filmes como GRAVIDADE por exemplo que ganhou o OSCAR...tava doida para assistir...comprei o DVD e vi...Quando fui ver o filme era PÉSSIMO...PARADO PRA KARAMBA e não consigo entender como as pessoas dão um oscar para filmes assim sabe? Sério, nào sei o que eles avaliam. Mas não sei no caso desse filme. Só vendo pra saber mesmo, mas as vezes os filmes são tão ruins que ganham o negocio e eu simplesmente não entendo hahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-garoto-ao-lado.html

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Acho que esse filme também me tiraria da minha zona de conforto. Mas, apesar disso, fiquei bastante curiosa para assistir, não por ser fã do ator, ou algo do gênero, mas por ter me interessado mesmo pela ideia central do filme.
    Gostei muito do seu post!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Eu estou vendo muitas criticas ótimas a respeito desse filme e sobre a atuação do Leonardo, eu confesso que gostei muito da premissa do filme a da sua opinião e espero ter a oportunidade de o ver.

    ResponderExcluir
  20. Olá! São duas, sempre fui fã do Di Caprio e posso dizer que nunca assisti um filme ruim dele. Estou torcendo muito por ele e vou até assistir ao Oscar. Esse filme é intenso, mexe mesmo com a gente, dá até revolta...Nos tira da nossa zona de conforto mesmo!! Gostei dessa abordagem feita, bem interessante mesmo, mostrando os diversos sentimentos por trás de cada ação. Parabéns! Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Estou vendo muitos comentários positivos sobre esse filme, e como foi indicado ao Oscar, acredito que seja realmente muito bom. Porém, não é o tipo de filme que costumo assistir. E por isso, estou lendo/vendo todos os comentários para saber um pouco mais sobre a estória.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Normalmente esse não seria um filme a qual assistiria já que curto mais comédia e desenhos de animação, só assistindo meso pra saber se irei gostar.

    ResponderExcluir
  23. Estou super querendo ver esse filme. Só vejo gente falando bem dele e achei perfeita a forma como vocês associaram e evidenciaram cada sentimento para uma situação específica. Definitivamente é um filme que mexe com o emocional de quem estiver assistindo e faz pensar.

    ResponderExcluir
  24. Olá... tudo bem??
    Apesar do filme não me atrair tanto quanto todos os outros filmes que assisti com o Di Caprio, porque adoro ele como ator, quero assisti-lo, porque sim já faz um tempão que ele merece um Oscar, mas nesse ele está mais forte e torço para que ele ganhe. Eu vou assistir o filme por causa dele, mas não tenho dúvidas que sentirei frio na barriga e ficarei angustiada, porque todas as resenhas que leio falam muito disso... Xero!!!

    http://www.minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi,
    Lá no Mundo estamos fazendo uma contagem regressiva para o Oscar e esse foi um dos livros resenhados.
    Ainda não assisti mas todos estão falando muito bem tanto da história quanto da atuação de Leonardo.
    Acho que a briga com o Redmeyer ( garota dinamarquesa) será boa pelo Oscar de melhor ator.
    Gostei muito da apresentação da sua resenha analisando os sentimentos que o livro enaltece.
    Bjs
    Luana Lima
    http:// blogmundodetinta. blogspot. com

    ResponderExcluir
  26. Oi,
    Lá no Mundo estamos fazendo uma contagem regressiva para o Oscar e esse foi um dos livros resenhados.
    Ainda não assisti mas todos estão falando muito bem tanto da história quanto da atuação de Leonardo.
    Acho que a briga com o Redmeyer ( garota dinamarquesa) será boa pelo Oscar de melhor ator.
    Gostei muito da apresentação da sua resenha analisando os sentimentos que o livro enaltece.
    Bjs
    Luana Lima
    http:// blogmundodetinta. blogspot. com

    ResponderExcluir
  27. Acho que se depender de torcida esse oscar ja é dele... eu mesma estou torcendo muuuuuito e tenho lido bastante gente que esta na mesma. Quanto ao filme estou louca pra assistir, mas ontem comprei o livro e vou dar uma lida nele antes de conferir mais profundamente a atuação de Leo, que pelo que pude ver no trailer está magnífica. Vamos cruzar os dedos e torcer pra que todo o trabalho que ele deve nesse filme seja recompensado com a tão esperada estatueta.
    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  28. AMÉMM, DICAPRIO LEVOU ESSE OSCAR!
    Eu assisti O Regresso e senti muitas das coisas que você sentiu também, a história que contra, transmite inúmeras sensações. Quero ler o livro, o filme é bem rico em detalhes fico imaginando o quanto o livro também não é!

    ótima postagem!
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Mariana, que legal ler esse post depois do oscar e ver que o Léo ganhou o Oscar lindamente por essa obra que parece pelas suas palavras perfeita, eu só digo duas coisas/: Preciso Assistir!!!
    Obrigada por ter colocado em versão de texto também, pois com vídeos eu quase sempre não posso ver, pois único horário pra fuxicar no blog é a noite quando meu filho está dormindo do meu lado.
    Beijocas .

    Giuliana

    ResponderExcluir

LinkWithin