quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O Príncipe dos Canalhas | Como se formam os canalhas

Olá Psicos!

Gente, hoje eu trago a resenha de O Príncipe dos Canalhas. Segue o vídeo para quem curte a mídia. A maioria das coisas que expus estão no prólogo do livro, então não precisam se preocupar muito com spoiler.

Agora vamos ao texto para quem é de texto.

Eu não poderia fazer a resenha desse livro sem antes comentar o prólogo, onde vi toda a fundamentação da personalidade de Sebastian Ballister. Então relaxe com spoilers, a maioria das minhas observações estão no prólogo.



Sebastian Ballister
Sebastian é filho de uma menina de 17 anos com um homem de 42 anos.
O pai de Sebastian fica viúvo e perde todos os herdeiros para o tifo, doença que matava muito na época.

Ele se vê na obrigação de se casar novamente e gerar novos herdeiros, então escolhe uma jovem italiana, indo contra o que todos esperavam.
Acontece que essa jovem de 17 anos logo se mostra de uma personalidade alegre demais, impulsiva demais e um homem de 42 anos não pode suportar a fogosidade da esposa de 17 anos na cama.

Sendo assim, ele apenas faz sexo com a esposa até engravidá-la e assim Sebastian é gerado. Nunca mais o pai visitou a cama da mãe ou lhe deu qualquer tipo de afeto.

Sebastian nasce e o pai o vê como o próprio filho do demônio, tendo em vista os padrões de beleza da época, um nariz adunco e feições fortes não combinavam com traços infantis.

O único afeto que o pequeno Sebastian tinha vinha da mãe, isso significa uma mulher deprimida e rejeitada pelo marido.

Quando Sebastian tem 8 anos, a mãe foge com um homem qualquer e não leva o pequeno filho junto. Acredito que é aí que começou a se formar o Príncipe dos canalhas. Uma criança não é capaz de entender que a mãe na verdade vivia um conflito e não podia levá-lo em uma aventura que nem ela mesma sabia se poderia sobreviver.

OBS: Essas questões da mãe dele abrem muitas discussões, mas vou deixar aqui apenas os fatos expostos.

Rejeitado pelo pai em um colégio interno ele sofre bullying por ter uma aparência diferente dos demais meninos, mas logo descobre que se ele for mais forte e se for ELE a cometer o bullying primeiro, os outros meninos passam a respeitá-lo.

E assim, Sebastian começa a angariar seguidores e fazer "amigos". Ele cresce, herda as propriedades do pai e suas dívidas também, mas com sua inteligencia e forte personalidade, ele consegue colocar tudo nos eixos.
Assim se formou um homem que não se apaixona, não se envolve com damas da sociedade que possam lhe exigir algo mais, não se importa com mais ninguém além de si mesmo.

Jéssica
Ela é uma mulher incrível, sofre grande influência da vó que, para mim, é uma feminista da época, mas reconhece suas limitações. Jéssica tem um plano, ela quer abrir a própria lojinha para não depender do irmão financeiramente.

Jéssica chega a França com a intenção de libertar o irmão, que controla as humildes finanças da família, da influência de Sebastian.
Bertie é um dos seguidores que Sebastian adquiriu e tenta acompanhar o ritmo do Príncipe dos Canalhas nas urgias e jogatinas.

E é assim que eles se conhecem e começam sua pequena disputa embalada por um romance muito bem construído, que trata de questões profundas e que, apesar de ser um romance de época, fala de problemas que eu considero muito atuais, como a questão do machismo e a afetividade como fator importante na formação da criança.




21 comentários:

  1. Olá, tudo bom?

    Adorei o post de hoje, parabéns! Esse é um livro que eu gostaria de ler e fiquei ainda mais curiosa depois dessa postagem! Se tratando do feminismo do livro: você percebe que a luta precisa continuar quando lê um livro que se passa há mais de um século e mesmo assim a problemática (nesse caso, o machismo) continua atual.

    Sobre o casal: fiquei bem curiosa sobre como será a dinâmica deles, ainda mais se tratando de pessoas tão diferentes. Quero ler logo para saber o que acontecerá! rs

    Obrigada pela dica, beijos!

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mariana. Olha, eu gosto muito das suas resenhas. Acho que pela sua formação, você tem uma visão e uma escrita diferente das demais resenhas que vejo por aí, e isso é muito bacana. Eu tenho esse livro, ainda não o li, mas pretendo ler em breve, a sua resenha me deixou mais curiosa ainda e eu vi coisas que não tinha noção lendo outras resenhas.
    Gosto muito de romances de época e de ver que, apesar das coisas serem diferentes pq o tempo é outro, a gente ainda consegue ver certos assuntos nos dias de hoje como você bem falou. O tempo passa, mas tem certas coisas que não mudam.
    Parabéns pela resenha.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariana,
    esse livro será uma das minhas leituras ainda esse semestre, fico contente em saber que ele é mais profundo do que deixa transparecer. Por si só a história de Sebastian já me atraía, os conflitos supracitados vieram a ser a cereja do bolo. Amo livros de época e amo ainda mais quando eles abordam problemas reais e comuns naqueles tempos, que muitas vezes se estendem até hoje né? Pra mim é sempre positivo perceber um pouco de realidade na ficção.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana, ainda não li o livro e apesar de curtir romances, li pouquíssimos romances históricos. Acho mega original você abordar determinadas características dos personagens sob um posto de vista mais reflexivo. Tenho certeza que quando eu vier a ler o livor, vou lembrar destes pontos que você apontou.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marina. Tudo bem?
    Este livro não me chamou muito a atenção; pois não tenho o costume de ler livros de época então deixe fora da minha longa lista. Sua resenha passa qual a pegada do livro que tive uma boa ideia de como se desenrola a história. A sua analise dos personagem é ótimo e passa um pouco como eles são e seus sofrimentos.

    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu li e adorei esse livro. Porque diferente da série Os Bridgertons (outra série que amo), o passado do personagem realmente tem uma história tensa, não é um medo infundado. Lorde Dain passou por poucas e boas até aprender a se defender, as suas escolhas de proteção não são as melhores, mas é aquilo que ele precisava para não ser mais machucado, é tão verdade que já no final da estória, quando aparece aquela criança, ele não o recebe bem, mas conforme se acostuma, se torna uma pessoa muito melhor.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que o personagem era filho de uma garota de 17 com um homem de 42, estou boquiaberta aqui. Li diversas resenhas e nenhum delas relatou esse detalhe.
    Coitado do Sebastian, agora estou entendendo melhor;
    Eu realmente fiquei ainda mais curiosa para ler o livro, não sabia de algumas coisas que foram ditas aqui e que me ajudou muito a enxergar o livro de outra forma.
    Amei sua resenha,amei sua voz :D

    http://www.colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Estou para ler esse livro há algum tempo e ainda não consegui. Eu ADOREI o que você disse, achei uma resenha bem diferenciada de todas que eu li sobre o livro. Eu adoro personagens femininas de épocas que são empoderadas e feministas (a suas limitações como você colocou). Eu fico feliz em ler essas personagens, porque me inspiro muito e vejo o quanto nossa luta ainda é necessária. Quero muito ler esse livro ainda esse ano. Adorei a sua resenha, meus parabéns! :_)

    ResponderExcluir
  9. Oi!!

    Ainda não li o livro, embora tenha lido várias resenas promissoras e positivas sobre essa obra. Não entendo muito o pq das autoras tentarem justificar a personalidade dos mocinhos mal carácter com sua infância sofrida. Entretanto esse é um livro que desperta a curiosidade por sua sinopse e por ser muito bem conceituado.

    Cabe ressaltar que a personalidade de Sebastian parece ser daquelas que fazem as mocinhas se lamentarem de terem nascido mulheres, deve deixar tudo devastado!!!


    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu li a obra e gostei muito.
    Pelo que tenho percebido nas leituras qe fiz da Loretta, os romances dela
    apesar de histórico trazem sempre essa temática que nos influência na atualidade.
    Assim como os personagens tem sempre uma boa base psicológica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu já tive a oportunidade de ler esse livro, e gostei muito do que encontrei na trama. Ela me conquistou desde o começo e não consegui mais parar a leitura. É linda, daqueles que quando começa não consegue mais parar. Eu ainda preciso ler O Principe dos Canalhas, que está aqui na pilha.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  12. Olha estou bem curiosa para fazer a leitura desse livro, porque tenho visto ótimos comentários, mas eu não sei quando o farei, porque estou com outras leituras agendadas já para o próximo mês, mas esse ano ainda leio e quero ver se compro o segundo livro da série, porque andei lendo umas resenhas e amei a trama. Espero não me decepcionar assim quando for ler, porque as vezes a gente vê tantos pontos positivos que acaba não sendo tudo aqui né? Mas mesmo assim quero ler e estou animada para isso =] AHhh...adorei o seu video. Você se expressa muito bem. Parabéns

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-outlander-viajante-do-tempo.html

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Quando li esse livro, tive muita, mas muita pena do Sebastian. Ver o lar e o colégio onde ele cresceu e estudou, e o jeito como era tratado pelos outros me deixou com um peso no coração, mas, sendo um romance de época, sabia que ele encontraria alguém em quem se apoiar. Gostei bastante da Jessica, mas não sei se posso dizer o mesmo do Bertie *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Mariana,
    Adoro essas suas análises.
    Eu já li o prólogo e tudo está mesmo contido nele. Mas, na época que fiz isso, não estava preparada para dar prosseguimento à essa leitura. Achei sua análise do Sebastian bastante completa e confesso que ela me deixou bem curiosa.
    Espero gostar da Jéssica e achar que o romance foi bem construído também.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Eu já li alguns livros de época, porém a leitura acabou não fluindo tão bem. Mas eu tenho visto algumas resenha e analises bem legais, e a sua certamente me chamou a atenção. Espero poder conhecer um pouco mais da historia do Sebastian e da Jessica.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Esse é o meu livro favorito, amo a Jessica, ela é uma personagem forte, decidida e que, por mais que Sabastian tente moldá-la a sua forma, se mantem firme em sus propósitos.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  17. OI,

    Adorei o post e a análise que você fez dos personagens. Incrível como você vê perspectivas na leitura que eu não vi. Adorei o vídeo e a resenha.

    Beijos
    Jucimara Pauda
    Livro sem frescura

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Muito interessante sua análise.
    Realmente o abandono da mãe influenciou a personalidade do "canalha". Apesar de já ter perdido as contas de quantas resenhas li desse livro, a sua mostrou algo completamente novo. Adorei as suas impressões, com certeza me fez ter mais vontade de ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Adorei seu tipo de análise.
    Realmente é uma ótima obra, e pensar em como o personagem foi gerado influenciou no seu carácter.
    Imagino que deve ser uma história com toda essa carga emocional, estou morrendo de curiosidade de lê-lo.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oiie,

    Adorei a resenha e gostei mais ainda de fazer dos dois tipos, amei. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas só vejo elogios para o mesmo, sabe acho que Sebastian ficou sendo um canalha por todo sofrimento causado pelo pai, a fuga da mãe, isso atrapalha ao crescimento de caráter.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir

LinkWithin