No último dia 22 de janeiro completou-se 8 anos da morte do ator Heath Ledger, ator esse que eternizou, na minha humilde opinião, o Coringa nos cinemas.
Como homenagem póstuma a esse ator tão incrível, eu e Willian fizemos o "Sob um olhar Psicopedagógico" dessa semana sobre o Coringa interpretado por ele.
O vídeo para quem é de vídeo...
Texto para quem é de texto
NOTA: O Coringa que nos referimos aqui é referência ao filme The Dark Knight lançado no Brasil em 2008, apesar de já ter 8 anos de lançamento, se não quiser spoiler eu alerto para ter cuidado ao ler esse post.
Também gostaria de deixar claro que não utilizamos de outros filmes ou HQs como referência para fazer esse vídeo.
Para 90% das pessoas o que vou falar agora será irrelevante, mas sinto que tenho de considerar que nem todas as pessoas conhecem o personagem.
Então vamos lá: O Coringa é um vilão do Batman, já teve diversas interpretações nos cinemas e nas HQs, pra mim, ele é o pior vilão.
Acredito que qualquer um que conheça o personagem possa ter a ideia de que ele é no mínimo insano, né?
Bom... O Coringa de Heath Ledger é o homem que quer ver as coisas pegarem fogo.
Vamos a alguns fatos importantes:
1) Ele tem um dom grande de manipulação.
2) Ele não se importa em ferir, matar, magoar ninguém.
3) Ele tem um trauma no passado, mas não revela qual é, confundindo sempre as pessoas quanto a isso. Esse trauma pode ter desencadeado a psicopatia nele.
A psicopatia é uma doença mental e existem muitos casos conhecidos onde a doença foi desencadeada por traumas do passado.
4) Não liga para padrões sociais nem regras.
5) Não sente empatia nem por si mesmo.
Gente... Pelo que eu falei já deu para perceber que minha conclusão é de que o Coringa é um psicopata.
Então vou explicar um pouco mais sobre o assunto para quem se interessa.
O Psicopata não sente empatia, mas isso não significa que todo psicopata é um assassino, o que não é o caso do Coringa.
Então, todas essas características do Coringa que vão desde a manipulação e premeditação de seus crimes me levaram a essa hipótese da psicopatia.

Heath Ledger morreu de overdose e em alguns textos encontrei que ele tomava anti depressivos, não sei a veracidade dessas informações, mas há teorias de que a interpretação desse personagem mexeu muito com a cabeça dele.
O ator recebeu também uma homenagem póstuma pela atuação em The Dark Knight e foi, sem dúvida, uma grande perda para o cinema.
E vocês... O que acham do personagem?